Notícias

Rio Azul promove 1º Conferência da Fumicultura na região

Em entrevista ao AgroRegional, o secretário de agricultura, Airton Rigo e o representante dos fumicultores, José Natal, destacam os objetivos do evento

Arquivo/Afubra/Ilustrativa

O município de Rio Azul, importante produtor de fumo paranaense, está promovendo a 1 ° Conferência da Fumicultura, evento que contará com a participação de representantes do setor a nível estadual, especialistas e autoridades.

 

O encontro ocorre no dia 3 de dezembro no salão paroquial Sagrado Coração de Jesus.

 

Em entrevista ao AgroRegional, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Sindicato Rural do município, Airton Rigo Moretto, destacou que o objetivo é chamar atenção das pessoas envolvidas na cadeia produtiva, principalmente para os problemas que a fumicultura vem enfrentando.

 

“Principalmente a questão de preço. O custo de produção é muito elevado e o preço não vem acompanhando, colocando a fumicultura numa situação difícil e deixando os produtores apreensivos em relação a isso. Eu acredito que teremos uma grande participação porque todas as pessoas que estão envolvidas, estão percebendo isso e estão preocupadas”, afirmou. 

 

Para José Natal Pichibileski, agricultor que é representante dos fumicultores de Rio Azul, a conferência é uma forma de mostrar aos políticos, empresas, entidades e produtores, a importância da fumicultura na região, e que diversas famílias têm no cultivo sua fonte de renda.  “A importância desse evento para os fumicultores é a união dessa classe para juntos buscar uma valorização digna de nosso trabalho, pois neste evento vamos juntar todos os envolvidos na fumicultura e mostrar nosso pedido de socorro. Do jeito que está indo, esta cultura vai se acabar”, frisou José,  que também é um dos organizadores. 

 

O evento está sendo preparado desde fevereiro e é o primeiro específico para a cultura do fumo a ocorrer na região. 

Números

 

De acordo com o relatório do Departamento de Economia Rural de Irati (Deral), do Valor Bruto de Produção (VPB), o fumo foi a segunda cultura que mais se destacou na regional de Irati, ficando atrás apenas da soja, em 2020.

 

Em relação aos municípios, Rio Azul foi o maior produtor, correspondendo a 38,3% do VBP municipal. O município é o maior produtor do núcleo regional de Irati, sendo responsável por 30% da produção. 

 

Serviço

 

Evento: 1º Conferencia da Fumicultura em Rio Azul

Local: Salão Paroquial  Sagrado Coração de Jesus

Data: 03 de dezembro de 2021

Horário: 13h30

 

 

Texto: Daiara Souza

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: