Notícias

Região Sul conhece o Paraná Produtivo, programa do Governo do Estado focado no desenvolvimento regional

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, e o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, apresentaram o Programa Paraná Produtivo para a região sul do Estado

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, e o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, apresentaram o Programa Paraná Produtivo para o Sul do Estado nesta quinta-feira (15). Realizado em União da Vitória, o evento detalhou a lideranças políticas e empresariais locais as ferramentas para identificar potenciais e carências da região e, a partir daí, planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo do programa é contribuir para a geração de emprego e renda e diminuir as desigualdades regionais no Paraná.
“Promover o desenvolvimento regional é uma das metas do Governador Ratinho Junior desde o primeiro dia em que ele assumiu o mandato. O Estado precisa se desenvolver para além dos grandes centros e isso vem sendo feito de diversas formas, como o Voe Paraná e a integração das universidades estaduais com o poder público e a iniciativa privada em cada região. O Paraná Produtivo é mais um importante mecanismo nesse sentido, que ganha ainda mais relevância no contexto de retomada econômica no pós-pandemia”, afirmou Hussein Bakri.
Em União da Vitória, o programa terá início no próximo dia 22 de julho de forma online pelo canal Planeja Paraná. Chamada de oficina de diagnóstico, a primeira fase vai coletar informações e ouvir as demandas da região, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo, por meio de ações como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.

Apresentação do programa Paraná Produtivo
Foto: assessoria deputado Hussein Bakri

Para isso, espera-se a participação de técnicos e secretários municipais, além de representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada. A intenção é identificar potenciais parceiros institucionais públicos e privados que podem colaborar para a execução de ações efetivas para o crescimento econômico da região. Num segundo momento, será elaborado um plano de desenvolvimento da região a partir do debate das oficinas de diagnóstico.
“O Paraná Produtivo será construído com a comunidade e lideranças de cada região. Por isso, é tão importante que os líderes das regiões conheçam o programa para promovermos a integração entre as políticas públicas do Estado e as municipais. O foco é o desenvolvimento econômico para melhorar a vida dos paranaenses”, disse o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.
“Essa atitude do secretário Valdemar de estar aqui ouvindo quem deve ter voz – prefeitos, vereadores, lideranças – mostra a forma democrática de agir do Governo Ratinho Junior, de estar disposto a conhecer as demandas da nossa região. Tenho certeza que o Paraná Produtivo renderá muitos bons frutos para o Sul do Paraná”, ressaltou a coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: