Notícias

Projeto “Pequenas Frutas” fomenta pequenos produtores em Guarapuava

O foco do programa está direcionado para o cultivo do morango, fruta que se destaca pela qualidade e mercado

Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

 

O Projeto “Pequenas Frutas”, visa a diversificação de produção em propriedades de agricultura familiar, incentiva à produção sustentável e se mostra como alternativa de renda para que as famílias continuem no campo.

 

O projeto tem foco na produção de morangos, pois a fruta se destaca por sua grande aceitação no mercado e pela qualidade.

 

“Com o incentivo e aparato técnico da Secretaria, o produtor entrega um morango fresco, saudável e de extrema qualidade ao consumidor final e isso se dá pela quase nula aplicação de defensivos. Para o produtor, a grande vantagem desta produção, além da opção de conseguir produzir em espaço pequeno, o retorno financeiro é rápido, a colheita é feita semanalmente. Isso possibilita que o produtor obtenha o retorno dos investimentos em um ano”, explica o Engenheiro Agrônomo e responsável pelo projeto, Emmanuel Dellê Sens.

 

O agricultor e produtor de morangos Jean Fiuza, conta sobre a sua experiência em participar do projeto e ser atendido pela Secretaria de Agricultura. “Já faz seis anos que sou atendido pelo pessoal da assistência técnica da secretaria. Meu pai é atendido já faz mais tempo, e, em questão de produção, é de grande importância o pessoal estar junto com a gente, dando ideias e trazendo métodos que venham acrescentar na produção”, relata Jean.

 

A Secretaria de Agricultura, além de incentivar novos produtores, auxilia também com informações técnicas, desde a construção da estufa, a aquisição das mudas, passando pela adubação, a irrigação e o manejo em geral, até os meios de comercialização. Atualmente, são atendidos pelo programa, 34 produtores, sendo que desse total, a maioria são produtores de morango semi-hidropônico, onde o plantio é feito suspenso, apoiado em cavaletes ou palanques, o qual permite a melhor qualidade na produção, mais ergonomia no trabalho e facilidade no manejo.

 

 

*Secom Prefeitura de Guarapuava

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: