Programa Vale Feira de São Mateus do Sul passa a atender 75 novas famílias
Os beneficiados recebem vales para trocar por produtos da agricultura familiar, vendidos aos sábados na Feira do Produtor
Instituído em 2021 pela Lei Municipal 023/21, o Programa Vale Feira é uma “política pública” idealizada pela prefeita Fernanda Sardanha em parceria com o técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) Gladstony Wilker (Tony), Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
O Vale Feira atendeu 120 famílias nas fases anteriores e agora o programa incluiu mais 75 famílias, que receberão pelo período de 3 meses o “Vale Feira/Real Mate”.
Ao todo serão R$50,00 mensais por família, divididos em 10 vales de R$5,00 cada, tendo por objetivo a troca desses vales por produtos da agricultura familiar, vendidos aos sábados na Feira do Produtor Rural.
Essa é uma ação pioneira no estado e de acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, traz dignidade para que as famílias possam escolher aquilo que elas realmente desejam, como consumidoras.
“O objetivo nunca foi criar uma cesta, não é o que nós achamos que serve ou que atende as famílias, mais sim o que realmente elas precisam e desejam, dar dignidade e respeito e na outra ponta valorizar a nossa agricultura familiar, esse é o objetivo.”
Segundo a secretaria de Assistência Social Zeny Kaminski Brokel, existe uma grande procura pelo programa e dentre os critérios para inscrição estão o de famílias enquadradas em dois tipos de proteção social: “proteção social básica” e “proteção social especial (média e alta complexidade).
*Assessoria com edição
Comentários