Notícias

Programa Vale Feira de São Mateus do Sul passa a atender 75 novas famílias

Os beneficiados recebem vales para trocar por produtos da agricultura familiar, vendidos aos sábados na Feira do Produtor

 

Instituído em 2021 pela Lei Municipal 023/21, o Programa Vale Feira é uma “política pública” idealizada pela prefeita Fernanda Sardanha em parceria com o técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) Gladstony Wilker (Tony), Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

 

O Vale Feira atendeu 120 famílias nas fases anteriores e agora o programa incluiu mais 75 famílias, que receberão pelo período de 3 meses o “Vale Feira/Real Mate”.

 

Ao todo serão R$50,00 mensais por família, divididos em 10 vales de R$5,00 cada, tendo por objetivo a troca desses vales por produtos da agricultura familiar, vendidos aos sábados na Feira do Produtor Rural.

 

Essa é uma ação pioneira no estado e de acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, traz dignidade para que as famílias possam escolher aquilo que elas realmente desejam, como consumidoras.

 

“O objetivo nunca foi criar uma cesta, não é o que nós achamos que serve ou que atende as famílias, mais sim o que realmente elas precisam e desejam, dar dignidade e respeito e na outra ponta valorizar a nossa agricultura familiar, esse é o objetivo.”

 

Segundo a secretaria de Assistência Social Zeny Kaminski Brokel, existe uma grande procura pelo programa e dentre os critérios para inscrição estão o de famílias enquadradas em dois tipos de proteção social: “proteção social básica” e “proteção social especial (média e alta complexidade).

 

*Assessoria com edição

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: