Notícias

Prefeitura de São Mateus do Sul lança Programa “Vale Feira/Real Mate”

A iniciativa é pioneira no Paraná, e irá atender famílias em situação de insegurança alimentar, apoiando a diversificação das propriedades rurais e a Agricultura Familiar

Prefeitura de São Mateus do Sul

De autoria do executivo municipal, foi aprovada na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul – PR, na terça-feira (17), a Lei Nº 023/2021. Ela dispõe sobre a implantação do Programa Social Vale Feira/Real Mate no município.

A iniciativa é pioneira no Estado do Paraná e foi construída em conjunto com a prefeita Fernanda Sardanha, com o técnico do IDR-Paraná, Gladstony Wilker (Tony) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

 

Desta forma, o programa Vale Feira/Real Mate se configura como uma política pública municipal que visa atender três eixos principais:

 

🔸 Promover a diversificação e a sucessão familiar no campo;

🔸Atender famílias em situação de insegurança alimentar adquirindo produtos de qualidade, advindos da Agricultura Familiar;

🔸Fomentar e fortalecer a Agricultura Familiar com a participação de pessoas na feira do produtor.

 

De acordo com o projeto, o Vale Feira oportunizará que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir produtos saudáveis, como verduras, legumes, frutas e panificados produzidos por Agricultores Familiares de São Mateus do Sul.

 

A iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município. O Vale Feira/ Real Mate pretende atender inicialmente, mensalmente, 100 famílias são-mateuenses, residentes no perímetro urbano. Cada família receberá o valor mensal de R$50,00 (cinquenta reais) para ser utilizado na Feira do Produtor Rural.

 

VALOR E CADASTRAMENTO

 

Os vales terão valores simbólicos de R$5,00 (cinco reais), serão impressos em papel especial e serão nomeados para cada família. Eles são intransferíveis e perdem a validade caso não sejam apresentados em 30 dias. Além disso, os vales recebidos pelos feirantes ou agricultores serão trocados na Prefeitura Municipal.

 

As famílias beneficiárias do Vale Feira serão cadastradas pelo CRAS e devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Já o  cadastramento dos agricultores familiares do município de São Mateus do Sul ficará a cargo da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Assim, o programa é um conjunto de ações que propõe proteger, juntamente com as demais iniciativas do poder público, o direito vital do ser humano à alimentação. Ao mesmo tempo, busca fortalecer a Agricultura Familiar do município e avançar com políticas públicas de Assistência Social e Agricultura.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: