Notícias

Prefeito Leandro Jasinski fala sobre o trabalho na agricultura de Rio Azul

Leandro destacou o trabalho realizado nas estradas rurais e o apoio aos agricultores através de projetos e orientação técnica

 

Principal produtor de fumo dentro do Núcleo Regional de Irati, Rio Azul tem 30% da produção da segunda principal cultura em ordem de relevância no NR. O Valor Bruto de Produção (VBP) da produção agrícola de 2020 do município foi de R$ 368.255.026,37.  

 

Em entrevista ao Boletim AgroRegional, o prefeito de Rios Azul, Leandro Jasinski, destacou o que vem sendo feito pela administração em relação ao setor da agricultura. Segundo ele, uma das principais frentes de trabalho são as estradas rurais. 

 

“Nós temos trabalhado para desenvolver a área rural do município, principalmente na questão das estradas, buscando deixar estradas de qualidade, com boas condições para o produtor chegar e sair e escoar sua produção. Sempre trabalhando com cascalho britado, material de qualidade”, destaca. 

 

Para garantir a manutenção dos trechos, é necessário uma boa frota de máquinas. E segundo Leandro, o município está bem preparado para atender esta demanda. “Estamos adquirindo mais equipamentos para nosso pátios de máquinas. Já temos duas patrolas que foram licitadas, estamos aguardando a entrega das empresas e também mais uma carregadeira que está para chegar e mais um caminhão. Fora isso,  fizemos um financiamento e vamos comprar mais dois caminhões, um rolo compactador e mais um britador móvel que vai acelerar o processo de britagem do cascalho e nos dar mais condições de fazer mais ainda o trabalho de cascalhamento nas estradas gerais e nos acessos a propriedade”, explica o gestor. 

 

O prefeito pontua que sabe a importância que isso tem nas comunidades rurais, já que garante um acesso de qualidade e permite que investimentos sejam feitos nas propriedades. “Quando precisa de algum trabalho dentro da propriedade, também fazemos. Serviço de terraplanagem ou qualquer outro serviço de máquina que a Prefeitura tenho e que o produtor esteja precisando, a gente realiza para dar um incentivo a mais”.

 

PROJETOS

 

Programas de incentivo ao produtor estão colocados enquanto projeto junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) e aguardam liberação de recursos para serem colocados em prática. Mas enquanto isso não acontece, os agricultores contam com outras formas de ajuda. 

 

“A gente já contratou três novos técnicos agrícolas que vão estar dando um apoio ainda maior para os produtores, visitando as propriedades, incentivando a diversificação e também apoiando quem já está numa outra cultura, fora do tabaco. E também  a quem necessita de qualquer outro apoio. Essa equipe vai buscar ajudar os produtores de todas as formas”, garante o prefeito.

 

PARTICIPAÇÃO

 

Leandro Jasinski esteve presente no 11º Encontro Tecnológico de Milho e Soja Veterinária e Agrícola Girardi, empresa de Rio Azul, e aproveitou para parabenizar a ação que contribui com os produtores rurais do município e região.

 

“O dia de campo promovido pela Girardi é muito importante. É um orgulho para nós rio azulenses ter a Girardi instalada em Rio Azul. Uma empresa que é rio azulenses e que só dá orgulho para o município. Está sempre apoiando o produtor rural, sempre buscando novas tecnologias para ajudar cada vez mais. Hoje todo mundo sabe que a lavoura, o cultivo na área rural em qualquer cultura, se você não correr atrás de tecnologia de novidades, você vai ficando pra trás. Então, quem está sempre atualizado, buscando novas informações e novas tecnologias para serem aplicadas na lavoura, na sua produção, com certeza tem um ganho maior e um rendimento maior. E a empresa Girardi está sempre colaborando, ajudando os produtores a produzir mais. Isso é muito importante para o município, que consequentemente vai arrecadar mais e ter mais renda e trabalho”, finaliza.

 

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: