Notícias

Paraná prepara serviço de manutenção em estrada rural de Paulo Frontin

A ações serão na PR 160. Segundo o governo do Estado, as condições inadequadas das estradas acarretam na dificuldade de escoamento da produção agrícola, rica em soja, milho, feijão, mandioca e erva-mate

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o processo de licitação para manutenção e conservação de 49,7 km de vias rurais não pavimentadas no Sul do Estado.

 

Os serviços serão em duas rodovias, que vão beneficiar mais de 27 mil habitantes dos municípios de Porto Vitória, Paulo Frontin e Bituruna. O primeiro trecho é na PR-160, em Paulo Frontin, do entroncamento da BR-153 até a BR-476, com extensão de 18,24 km. O segundo fica localizado na PR-466, e faz ligação de Porto Vitória com Santo Antônio do Iratim, distrito de Bituruna, em uma extensão de 31,46 km.

 

O edital será na modalidade Pregão Eletrônico. Neste modelo, as participantes disputam a licitação com ofertas de preço cada vez menores, até uma delas ser declarada arrematante. A sessão está marcada para 9 de dezembro, às 9h30, com a abertura através do site www.licitacoes-e.com.br.

 

O Governo do Paraná prevê um investimento de aproximadamente R$ 11.136.779,76, que é o valor máximo para as propostas iniciais. O prazo para execução dos serviços será de dois anos, contados a partir da assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço.

 

O atendimento a essas regiões impacta positivamente no atendimento à população que vive na zona rural, melhorando o deslocamento e acesso aos serviços essenciais como saúde, educação, cultura e lazer.

 

Outro fator importante é o quesito econômico. Condições inadequadas das estradas não pavimentadas acarretam na dificuldade de escoamento da produção agrícola. Isso impacta diretamente no custo de transporte de mercadorias e afeta os produtores de uma região rica em soja, milho, feijão, mandioca e erva-mate.

 

SEGURANÇA

 

 

Os serviços que o DER/PR irá executar deixam a via mais segura e com melhor trafegabilidade, principalmente em dias chuvosos. Estão previstos patrolamento e regularização de leito, escavação de vala lateral, escavação para saídas de água, instalação de bueiro e caixa de retenção, reaterro, além da escarificaçação, conformação, compactação do subleito, entre outros.

 

 

*AEN-PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: