Notícias

Paraná é o 5° estado brasileiro com maior potência em geração solar distribuída

ABSOLAR aponta que o Paraná, sozinho, responde por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Segundo mapeamento recente realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul e o Paraná estão entre os cinco estados brasileiros com maior potência em geração solar distribuída. A entidade afirma que os dois estados ocupam, respectivamente, a 3ª e 5ª posição.

A ABSOLAR aponta que o Paraná, sozinho, responde por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. O território conta com a atuação de 284,6 megawatts (MW) em residências, propriedades rurais, indústrias, comércios e prédios públicos.

O estado tem 18.509 conexões operacionais em cerca de 96,5% dos seus 399 municípios, o que corresponde a 385 municípios. Hoje em dia, aproximadamente 19.048 consumidores de energia elétrica já possuem esse tipo de sistema.

Para Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná, a região é um centro significativo de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”.

De acordo com a ABSOLAR, o Rio Grande do Sul é responsável, sozinho, por 12,4% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. O território gaúcho tem 576,5 MW nessa modalidade, com 52.172 conexões operacionais. Essas são encontradas em cerca de 99,6% dos seus 497 municípios, ou seja, em 495 municípios, com aproximadamente 64.215 consumidores.

“A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, pontuando que a energia solar fotovoltaica, a cada dia que passa, tem um desempenho mais estratégico para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável e econômico em todos os estados do Brasil.

São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso são os outros estados que preenchem o ranking das cinco primeiras posições em geração solar distribuída no Brasil.

Fonte: Portal Solar

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: