Notícias

Nutrição animal: Produção de leite melhora com o uso de produtos da Nuctramix

Produtor relata que tanto na engorda quanto na saúde animal houve melhorias

Ser produtor de leite pode não ser tão fácil como muitos imaginam, ainda mais em tempos onde o custo de produção anda tão alto. É preciso ter disponibilidade de tempo, cuidar da saúde dos animais, da alimentação e outros fatores que podem fazer com que a qualidade do leite produzido melhore ou decaia.

Carlos Rafael Schapuis é produtor de leite em Guaraúna em Teixeira Soares e contou ao AgroRegional sobre a produção leiteira na propriedade. Ele é atendido pela empresa MS Nutrição Animal, com os produtos da Nuctramix.

Hoje são cerca de 70 vacas em lactação. Ele explica que existe uma separação entre elas, ou seja, aquelas vacas que estão para ter novos bezerros ficam separadas em processo de tratamento para o colostro, “que é o leite retirado na primeira ordenha logo após o parto e serve para o neonato absorver vitaminas, anticorpos e células de defesa contra infecções”, comenta.

Produzindo leite há mais de oito anos com vacas Jersey e Holandesas, o produtor conta que “ com a utilização dos produtos Nuctramix, em pouco tempo foi possível perceber uma melhora de maneira geral nos animais, tanto no leite quanto na saúde do rebanho”.

Além disso, Schapuis também comentou sobre as oscilações que o mercado do leite vem passando. “Agora até deu uma melhorada. Mas, um tempo atrás quem tinha vaca e estava pensando em vender aproveitou o preço do gado e fez a venda, porque para quem tem poucos animais se colocar na balança o preço do leite e o custo de produção, não compensa”, exemplifica.

Apesar do foco da propriedade ser a produção de leite, existe também a criação de porcos, e carneiros e há um ano e meio começou a ser feito o trabalho de engorda dos bois. Ele conta que também “são usados produtos Nuctramix em uma mistura com milho, e dentro de um ano e meio os bois já ficaram prontos para o abate. Estamos satisfeitos com o resultado que os produtos estão tendo na engorda de bois também”.

Todos os cuidados com o que é produzido e criado, é feito por três irmãos que são sócios na administração da propriedade, Carlos Rafael é filho de um deles. “A nossa intenção é alavancar a leiteria daqui alguns meses, para no próximo ano poder confinar as vacas também. Nosso objetivo é investir ainda mais no rebanho”, finaliza o produtor.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: