Notícias

Novo curso do SENAR-PR proporciona imersão na tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

O curso "Inspeção periódica de pulverizadores para produtores e trabalhadores rurais” entra no catálogo do Senar-PR em agosto

 

O novo curso de “Inspeção periódica de pulverizadores para produtores e trabalhadores rurais” IPP entra em agosto no catálogo de cursos do SENAR-PR. Os resultados das turmas pilotos de 2021 em parceria com o IDR foi um sucesso pois ele propiciou um verdadeiro mergulho na pulverização, que é uma das tarefas que mais exige tempo do aplicador e também reflete uma parte significativa dos custos de produção.

 

 

 

“No fumo por exemplo, há tratamentos que precisam ser feitos pé por pé, então usa-se não só o trator, mas também a pulverização costal. O treinamento é proveitoso, porque coloca-se a mão na massa junto com o instrutor do SENAR para saber o certo e o errado antes de entrar na lavoura”.

 

 

 

O curso mostra regulagem por regulagem, as peças envolvidas na manutenção periódica. Também apresenta um checklist que torna possível que, nas próximas safras, o agricultor possa, por conta própria, fazer a manutenção dos equipamentos.

 

 

 

O resultado do curso em todas as propriedades visitadas tem sido revelador de um novo modo de encarar a manutenção nos pulverizadores.

 

 

Diferencial

 

 

O curso acontece cada dia em uma propriedade rural, com atendimento individualizado pelo instrutor no maquinário usado no dia a dia nas lavouras. Os participantes aprendem, em oito horas-aula concentradas em um único dia (dentro da propriedade), conteúdos como análises, observações e medições de parâmetros qualitativo e quantitativos, para melhorar o padrão tecnológico do processo de calibração dos pulverizadores.

 

 

Um checklist elaborado em uma parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o IDR- Paraná é aplicado e disponibilizado ao participante do curso. Além disso, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) também é fornecido a quem concluir a formação.

 

 

 

O “Inspeção periódica de pulverizadores para produtores e trabalhadores rurais” IPP é o sétimo na área de agroquímicos. Essa capacitação se junta a outras seis formações gratuitas e com certificado oferecidas a agricultores nas seguintes áreas: NR 31.7, tratorizado de barras, autopropelido, costal manual, combate às formigas cortadeiras e turbopulverizador.

 

 

 

Para saber mais sobre o curso procure o sindicato rural de sua cidade ou o escritório regional do SENAR em Irati a fim de se inscrever.

 

 

 

***Eduardo Figueiredo Mercado

Eng. Agrônomo/Supervisor regional/ SENAR PR

regionalirati@senarpr.org.br

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: