Notícias

Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental está com inscrições abertas

A seleção de novos alunos do PPGESA prevê 18 vagas para a Unicentro e 12 para a UEPG.

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no PPGESA, que é o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. O PPGESA oferece curso de Mestrado Acadêmico a partir de uma associação ampla entre a Unicentro e UEPG, que é a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Segundo o vice-coordenador do PPGESA, professor Carlos Magno de Souza Vidal, a cooperação entre as instituições é bastante vantajosa para os mestrandos, na medida em que possibilita um maior aproveitamento do curso.

 

“Um programa que envolve duas instituições, como o PPGESA, em associação entre a UEPG e a Unicentro, possibilita uma maior mobilidade entre os alunos das duas instituições. Os alunos podem cumprir as disciplinas e utilizar a infraestrutura, especialmente de laboratórios, nas duas instituições, ampliando as possibilidades de experimentos e pesquisas. Além disso, o programa envolve o Departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro e o Departamento de Engenharia Civil da UEPG e possui em seu quadro permanente professores de diferentes formações como Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Química, Biologia, Geografia, Matemática, entre outras. Esse fato reforça a multidisciplinaridade para atender as demandas de nossa região e a necessidade de se integrar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para maior compreensão dos complexos fenômenos que ocorrem no meio ambiente”, diz Carlos Magno.

 

 

A seleção de novos alunos do PPGESA prevê 18 vagas para a Unicentro e 12 para a UEPG. Os interessados devem se inscrever para a instituição na qual o orientador pretendido atua. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, mediante envio da documentação por e-mail. Entre os anexos a serem enviados para a participação no processo seletivo, conforme o edital, estão o formulário de inscrição, a cópia do diploma de graduação e do histórico escolar, as fotocópias dos documentos de identificação, o currículo Lattes, o projeto de pesquisa, a tabela de pontuação preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O Programa tem área de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e conta, ainda, com duas linhas de pesquisa – “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” e “Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias”. Para a inscrição, a coordenação recomenda que o candidato interessado identifique a linha de pesquisa que cada professor trabalha e, assim, indique possíveis orientadores condizentes com o tema que pretende pesquisar.

 

Reportagem no site da Unicentro: https://bit.ly/3q6S1CU

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Campus Irati
Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida – CEP 84505-677
Bairro Engenheiro Gutierrez – Irati – Paraná – Brasil  
https://www3.unicentro.br/
https://www3.unicentro.br/irati


Assessoria de Comunicação – Campus Irati 
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
Contato: (42) 3421 – 3068/ 3421 – 3156

Foto : Victor Mateus Gubert Teo

Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: