Notícias

Melhorias nas estradas rurais de Irati contribuem para desenvolvimento no campo

Readequação está ocorrendo em 22 quilômetros na região de Gonçalves Júnior

Reprodução/Prefeitura de Irati

 

Estrada boa, é sempre a principal solicitação do produtor rural, visto que ele precisa ter bons acessos para escoar a sua produção. E neste início de ano, o município de Irati, tem realizado a readequação de 22 quilômetros, nos seguintes trechos estrada de Gonçalves Junior até a Linha Pinho (6 km), de Gonçalves Junior a Linha B (4 km) e de Campina de Gonçalves Junior a Alvorada (11,8 km).

 

As melhorias ocorrem através da Patrulha Rural, que é um projeto elaborado pelo Conder, em parceria com a Amcespar e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), e que ocorre em parceria com os Municípios, conforme explica o coordenador da Patrulha, Diorgenes Dietrich.

 

“O trabalho da Patrulha Rural iniciou na região em 2017, e ele ocorre em sistema de rodízio nos dez municípios atendidos, ficando hoje, as equipes e maquinários, 60 dias trabalhados em cada Município. Isso, acaba melhorando a rentabilidade das obras, visto que as estradas rurais passam por um processo de alargamento, cascalhamento, abaulamento e bueiros, garantindo uma excelente trafegabilidade por muito tempo nos trechos realizados”, explica Dietrich.

 

Em Irati, já foram mais de seis quilômetros readequados de Gonçalves Junior até a Linha Pinho, agora as frentes de trabalho estão na ligação entre Gonçalves Junior a Linha B. A previsão é que o cronograma seja concluído até fim de março nas comunidades rurais de Irati nessa etapa do serviço.

 

 

 

“Esta é a terceira vez que a Patrulha Rural está atuando em Irati, no período em que estou à frente do município. Com esta empreitada, estamos completando 64 km executados de melhorias com alargamento, manilhamento e limpeza das estradas que foram e estão sendo atendidas. A diferença é visível e os nossos produtores também aprovam este grande trabalho que é feito pelo Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder) com o apoio do município de Irati.  Por conta destes serviços bem feitos, dando condições de fluidez e agilidade no tráfego de veículos, principalmente, no transporte de toda a nossa produção agrícola, temos certeza que estas vias atendidas terão grande durabilidade”, prefeito de Irati, Jorge Derbli

 

 

 

“O trecho que está sendo atendido é uma importante ligação no Município para o escoamento da produção rural. Nesta ligação, o produtor sai da BR 277 e vai até a estrada do Guamirim, hoje por uma estrada que permite o encontro de dois caminhões, além de um cascalhamento de excelente qualidade. Essa é uma das regiões do interior de Irati que tem uma expressiva produção tanto em grãos, quanto na suinocultura, devido a uma empresa do setor instalada na região. Estrada é mais desenvolvimento para o interior”, secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski.

 

 

“Quando ia chegando a época da colheita a gente já ia se preocupando com escoar a safra, agora já não tem mais essa preocupação, por que sabemos que temos boas estradas. Antes, por exemplo, passava um caminhão agora passa dois ao mesmo tempo, as estradas tão mais largas, e resolveu um problema que existia quando dois caminhões ou maquinários se encontravam nos trechos”, produtor rural e presidente da Cooperativa Girassol de Gonçalves Júnior, Marcio Karas.

 

 

 

“Nós, agricultores tivemos muita dificuldade com encalhadores em tempos atrás, aqui na localidade de Alvorada, principalmente também por se tratar de uma localidade que fica na divisa do Município. A estrada rural é essencial para o desenvolvimento do setor agrícola e para o transporte do que a gente produz na propriedade chegar até a cidade. Hoje, nossa propriedade produz em toda sua área apenas soja, então agora, com chuva ou sol, a gente sabe, que colheu pode levar para cidade para venda, por que a estrada está boa”, produtor rural, Paulo Mudre

 

Texto: AgroRegional

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: