Notícias

Manejo do solo é atração do IDR-Paraná no Show Rural

Os pesquisadores mostram os benefícios pelo uso do milheto, guandu anão, trigo-mourisco e as crotalárias ochroleuca e spectabilis

 

Boas práticas de manejo do solo preservam o ambiente, aumentam a produtividade, reduzem custos e melhoram a rentabilidade do produtor. Os visitantes do Show Rural poderão conferir esses benefícios na unidade de manejo e conservação do solo e da água que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) instalou na feira.

 

A diversificação de cultivos com plantas de cobertura é uma prática enfaticamente recomendada aos produtores. Nesta edição do Show Rural, os pesquisadores mostram detalhadamente os benefícios proporcionados pelo uso do milheto, guandu anão, trigo-mourisco e as crotalárias ochroleuca e spectabilis. “São espécies que podem ser utilizadas tanto para cultivo solteiro como em associações”, explica o pesquisador Cezar Francisco Araújo.

 

Plantas de cobertura em rotação de culturas beneficiam a biodiversidade e o equilíbrio do ambiente, ele conta. Isso cria condições propícias à presença de inimigos naturais de pragas e doenças.

 

Araújo, que é especialista em solos, acrescenta que a rotação e diversificação de cultivos — com utilização de plantas com diferentes tipos de raízes — favorece a infiltração de água e armazenamento de água no solo. “Verificamos infiltração de até 200 milímetros por hora de chuva, contra apenas 30 milímetros em áreas conduzidas unicamente com a sucessão soja-milho”, relata.

 

Simulador de chuvas

 

Na unidade do IDR-Paraná também haverá demonstrações do simulador de chuvas, equipamento já bastante conhecido do público e sempre uma atração bastante procurada no Show Rural.

 

“O simulador possibilita constatar facilmente o quanto a chuva pode ser prejudicial aos solos quando não são utilizadas boas práticas de manejo” adianta Araújo.

 

Outra atração do espaço é o infiltrômetro de Cornell, tema conduzido pelo extensionista Celso Daniel Seratto. O equipamento permite medir com precisão, e rapidamente, a quantidade de água da chuva que é absorvida pelo solo. Essa é uma noção importante, já que a capacidade de infiltração pode ser reduzida em até três vezes nos terrenos compactados.

Show Rural

 

ma realização da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), o Show Rural teve início nesta segunda-feira (7) e prossegue até o dia 11. Em sua 34ª edição, é considerado um dos mais importantes eventos voltados à divulgação de tecnologias agrícolas no país.

Serviço

 

Unidade de conservação do solo do IDR-Paraná no Show Rural 2022
Data: 7 a 11 de fevereiro
Horário: 8h às 18 horas, com acesso gratuito
Local: Show Rural | BR 277, km 577 | Cascavel – PR

 

Fonte: IDR-PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: