Notícias

Líder nacional na produção de cevada, Paraná inicia plantio em 74 mil hectares

A estimativa é que sejam colhidas 345,8 mil toneladas da cultura típica do inverno. A região de Guarapuava é a principal produtora, responsável por 64% da produção estadual no ano passado

Lavoura de cevada. Candói. Foto:Jaelson Lucas / AEN

 

Os produtores de cevada do Paraná iniciaram este mês o plantio da gramínea típica do período de inverno. O Paraná é o principal produtor do País, responsável por cerca de 70% do abastecimento nacional.

 

Dados do início da safra são apresentados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente ao período de 3 a 9 de junho.

 

De acordo com o último levantamento de estimativa de safra do Deral, divulgado no fim de maio, a cultura da cevada deve ocupar área aproximada de 74 mil hectares.

 

Neste início de mês, pelo menos 5% já estão semeados. O mesmo prognóstico aponta colheita de 345,8 mil toneladas. Se houver confirmação, o crescimento será de cerca de 17% em relação às 296,8 toneladas do ano passado.

 

A região de Guarapuava é a que mais se destaca em produção dentro do Estado. Em 2021, foi responsável por 64% da colheita. Dos 45,5 mil hectares plantados saíram 188,8 mil toneladas de grãos com excelente qualidade.

 

Agora, apesar de a área prevista nessa região ser de 44 mil hectares (redução de 3%), a produção pode chegar a 222,2 mil hectares, segundo a última estimativa. Assim que as chuvas reduzirem, o plantio ganha força no núcleo de Guarapuava.

 

*AEN-PR com edição

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: