Notícias

Irati cria secretaria de Defesa Animal

O setor estava dentro de outra secretaria, mas agora funcionará em formato de Pasta e deve ter orçamento próprio no próximo ano

Foto: ilustrativa/freepik

 

A Prefeitura de Irati fez uma importante reestruturação da administração municipal com alterações no organograma do Executivo, que foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada neste mês. Entre as mudanças estão a criação das Secretarias Municipais de Habitação e de Defesa Animal, setores que eram vinculados a outras pastas.

 

 

 

O objetivo destas alterações é melhorar o atendimento à população e tornar os serviços mais eficientes para a comunidade.

 

Em relação à Secretaria de Defesa Animal, Derbli ressaltou que havia necessidade de tratar sobre o problema dos animais abandonados em Irati. O prefeito reclamou das pessoas que soltam cachorros e gatos em bairros e comunidades do interior, dizendo que, desta forma, elas estão tentando se ‘livrar de um problema’ que acham que têm. “Elas passam este problema para outras pessoas. Quando você abandona um animal em um determinado bairro ou lá no interior, ele passa fome e sede, e ficar ao léu”, pontuou Derbli.

 

 

 

A procuradora Carla acredita que a Secretaria de Defesa Animal foi criada para fortalecer a luta por esta causa no município. “É para que consigamos trazer mais recursos específicos para a proteção e defesa animal e para uma melhor estruturação do município nesta causa”, comentou ela.

 

 

 

O primeiro projeto ligado à pasta é o do Castramóvel, que deve ser iniciado em abril. Uma empresa foi contratada para atender animais que precisam ser castrados, gratuitamente, nos bairros. A estrutura ficará uma semana em cada local com um profissional responsável pela castração.

 

 

 

Recentemente, a ONG Amigo Bicho foi beneficiada com a cessão de uso por tempo indeterminado de um terreno próximo ao Kartódromo de Irati, onde será construído um canil de 30 mil m². Os recursos, na ordem de R$ 500 mil, devem ser solicitados junto aos governos estadual e federal. No local, será construída também uma casa e um depósito de ração.

 

 

 

Mesmo assim, o prefeito disse que, por conta do grande número de animais de rua em Irati, o canil será utilizado para abrigar cães que necessitem de recuperação de sua saúde. Depois, cogita-se a possibilidade da realização de uma feira de adoção.

 

*Secom Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: