Notícias

Iniciada a colheita da erva-mate com IG da região de São Matheus

A região possui condições peculiares para o desenvolvimento e manutenção da erva-mate, oferecendo tipicidade à cultura

Foto: IG-MATHE

 

 

Iniciou em maio o período de colheita da erva-mate com indicação geográfica (IG) da região de São Matheus. O trabalho segue até setembro.

 

Conforme o IG-Mathe,  os produtores que tiverem interesse em colher a erva-mate com o selo de indicação, devem comunicar até o dia 31 de maio.

 

A IG-Mathe é uma associação de Produtores, Indústrias e Amigos da cadeia produtiva da Erva-Mate que se beneficiam diretamente pelo consumo de produtos com Indicação Geográfica.

 

Ainda segundo o IG-Mathe, produtores que possuem talhões de Erva-mate com IG tem assegurados inúmeras garantias para a indústria e ao consumidor, dentre elas as Boas Práticas Agrícolas (BPA) que garante um produto seguro para consumo.

 

Também atesta a rastreabilidade, onde o consumidor pode visualizar a origem do produto e todo o caminho percorrido até chegar a sua casa.

 

Região

 

A região São Matheus é uma das maiores produtoras e erva-mate do mundo e possui condições peculiares para o desenvolvimento e manutenção da planta, o que acaba oferecendo tipicidade à erva-mate desta região.

 

 

Foto: IG-MATHE

 

Sustentabilidade

 

Um dos pontos principais observados é que a erva-mate só mantém a qualidade e notoriedade reconhecida quando é cultivada de forma sombreada por mata nativa como a Araucária, Imbuia e Cedro. Essa integração garante a preservação do remanescente de Mata Atlântica de forma sustentável, tornando essas áreas viáveis para que produtores permaneçam no campo mantendo sua cultura e diferencial.

 

Genética

 

As plantas de Erva-Mate (Ilex Pararaguariensis) com IG são de procedência nativa, ou seja, mantém a genética que é natural dessa região com sua anatomia, cor e sabor peculiar de São Matheus.

 

Boas Práticas

 

Produtores e indústrias passam por capacitações e fiscalizações para garantir ao mercado um alimento seguro. Com processos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Fabricação (BPF), o consumidor de erva-mate São Matheus tem a segurança de controle e qualidade em seu processo, sem perder a qualidade e a garantia de origem.

 

 

***Informações da IG-Mathe

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: