Notícias

Indicação Geográfica comprova alta qualidade e potencializa abertura de novos mercados para erva-mate

Conquista veio em 2017, e quase quatro anos depois, os resultados são positivos para produtores e indústria

A produção de erva-mate em São Mateus do Sul e região recebeu o reconhecimento da primeira Indicação Geográfica (IG) de erva-mate do Brasil, conquistada em 2017. Produtores rurais e empresas do setor ervateiro que integram a IG vem colhendo bons resultados após a certificação.

O presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus, que gere a IG-Mathe, Fernando Vaccari Toppel, conta que hoje são 76 associados que integram a IG, sendo 29 produtores rurais aptos, 6 indústrias, 2 viveiros, e 30 amigos do Mathe – atualmente os talhões de produção dentro das normas exigidas representam 252 hectares.

“Os dados da produção também apontam para o crescimento, em 2019 a média de colheita foi de 30.000 quilos, em 2020 esse número cresceu para 157.000 quilos. Um dos nossos critérios é o controle de toda produção, com rastreabilidade do começo ao fim. Por isso, os produtores precisam seguir especificações técnicas, que asseguram as boas práticas da produção”, explica Fernando.

Com a garantia de venda garantia, os produtores que estão apostando neste tipo de cultivo, estão conseguindo obter preços até 30% mais altos do que o valor convencional de mercado.

Hoje, há um aplicativo gratuito disponível do Play Store – DataMatte – que ajuda o produtor a seguir todas as boas práticas para o cultivo da erva-mate. O software foi desenvolvido por dois produtores da IG-Mathe.

EXIGÊNCIAS

Fernando explica que para integrar a IG são necessários alguns critérios. “Primeiro, o produtor e a empresa precisam estar dentro do território dos seis municípios, isso devido às características térmicas, de solo e de vegetação, que conferem a diferenciação do produto”, esclarece.

Além de São Mateus do Sul, fazem parte do território da IG, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São João do Triunfo e Antônio Olinto. Todas as exigências são feitas com o objetivo de manter o produto Premium, por isso é feito o acompanhamento e rastreio desde o produtor até o momento que a erva segue para a venda ao consumidor.

Um dos principais critérios que conferem qualidade e sabor únicos, é a produção ser feita em consórcio com a vegetação nativa, onde há pouca exposição ao sol. Não pode haver nenhuma planta exótica próxima à erva, como por exemplo, pinus e eucalipto, entre outras exigências.

“Todas estas normas, quando são devidamente respeitadas, promovem, também, a sustentabilidade. Outra coisa que priorizamos é a genética da planta, tem que ser muda daqui da região, havendo também os viveiros credenciados para a produção específica desta muda”, comenta o presidente da IG-Mathe.

CONQUISTAS

Fernando destaca outros aspectos advindos com a IG, como, por exemplo, a criação de novos produtos com selo distintivo, contendo logomarca e QR code, que permitem a rastreabilidade.

A tendência é que o consumo da erva-mate só aumente, pois dela é feito não só o chimarrão, como também os chás. É um produto natural, saudável, sustentável e seguro. O consumidor está cada vez mais exigente, ele quer um produto com um padrão de qualidade, que tenha sustentabilidade, e também tenha uma consciência social em todos os seus processos”, avalia Fernando.

Vale ressaltar ainda, a visibilidade e reconhecimento da região produtiva, bem como investimentos públicos e privados relacionado ao setor, podemos citar entre elas: a Rua do Mate, em São Mateus Sul. Resultando através da IG, um campo amplo e de potencial turístico e econômico para toda a região.

IG

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. A IG da erva-mate é na espécie Indicação de Procedência, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI é a instituição que concede o registro legal de IG no Brasil.

Contatos:

www.igmathe.com.br

Facebook e Instagram IG-MATHE

(42) 98806-3936 – whats

Rua Paulino Vaz da Silva, 687

Sala 2 – Centro

São Mateus do Sul – PR

Indicação Geográfica

Confira como ficou a matéria em nosso jornal impresso.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: