Notícias

II ExpoIpiranga e V Fenovinos Paraná encerram com chave de ouro o Ranking Paranaense 2022

Feiras reuniram 14 expositores associados da Ovinopar, sendo das raças Texel, Texel NC, Poll Dorset, Hampshire Down, Ile de France, White Dorper e Dorper

 

Foto: Divulgação

Mais um ciclo de exposições chega ao fim! O Ranking Paranaense 2022 – promovido pela Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar) – foi encerrado com chave de ouro com os julgamentos válidos pela II ExpoIpiranga e V Fenovinos Paraná, eventos que foram realizados de 08 a 13 de novembro, no Centro de Eventos Municipal, em Ipiranga.

 

Vale lembrar a Diretoria da Ovinopar elevou a II ExpoIpiranga e V Fenovinos Paraná à categoria de “Feira Estadual”, com peso 2 na pontuação e cálculo no Ranking Paranaense 2022. Essa decisão foi tomada devido ao cancelamento de alguns eventos programados para o ciclo 2022, entre eles a Estadual em Ponta Grossa.

 

Assim, a II ExpoIpiranga e V Fenovinos Paraná reuniram 14 expositores diferentes associados da Ovinopar, de sete raças ovinas diferentes: Texel, Texel NC, Poll Dorset, Hampshire Down, Ile de France, White Dorper e Dorper. “Foi um belo evento promovido pela prefeitura municipal de Ipiranga e o padrão dos animais em pista nos mostrou que nossa genética está em plena evolução, ótimos animais com padrão racial e funcionabilidade. Quero parabenizar a todos os criadores pelos exemplares apresentados, quem ganha é nossa ovinocultura”, celebrou Pedro Rocha de Abreu Filho, presidente da Ovinopar.

 

O médico veterinário e Inspetor Técnico da ARCO, Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, foi quem esteve no comando dos julgamentos de classificação das feiras. “Foi uma exposição muito gratificante, muito bem-organizada e que todos os criadores gostaram. Com relação aos julgamentos, animais excelentes. O Paraná sempre teve uma qualidade genética muito grande e as exposições demonstram toda essa qualidade que está sendo produzida pelo ovinocultor”.

 

Além disso, o jurado ainda cita que essa qualidade é resultado dos trabalhos da Ovinopar que, desde a gestão anterior, vem trabalhando com relação a estruturação da ovinocultura no estado. “E agora com o Pedro Rocha como presidente vem atingindo metas, aumentando o número de sócios. Então, a qualidade dos animais impressionou. Foi uma exposição muito interessante, também tiveram os animais comerciais que movimentaram a comercialização, além do leilão. Enfim, fiquei bastante satisfeito ao ver animais de qualidade em pista”.

 

De acordo com Pedro Rocha, o Leilão MultiRaças, que aconteceu no dia 12 de novembro, foi um marco importante para o município, bem como para a ovinocultura no geral. “Haja visto o destaque nacional que tivemos com o leilão, apesar do resultado das vendas não terem sido muito satisfatórios. Mas para um primeiro evento, entendemos que foi bom, porque tivemos uma vendagem na ordem de R$ 80.000,00 pelo leilão”.

 

Agora, com o encerramento do Ranking Paranaense 2022 com a ExpoIpiranga, Pedro Rocha explica que o resultado acumulado dos prêmios será feito ao decorrer do próximo exercício. Dessa forma, na próxima feira que for realizada serão feitas as devidas homenagens aos mais pontuados no ranking – sendo eles criador, expositor e animal – bem como a entrega dos troféus.

 

Por fim, Pedro Rocha aproveita para já anunciar a cidade sede da VI Fenovinos Paraná, que será realizada entre os dias 02 e 05 de março de 2023, em Francisco Beltrão, durante o Sudoeste Rural Show. O evento será organização pelo Sindicato Rural da cidade, em parceria com a Ovinopar. Além disso, o presidente salienta a importante da participação de todos os associados nas feiras que fazem parte do Ranking Paranaense.

 

“As exposições são um fator importante para levarmos nossos animais e podermos ter suas avaliações pelo comparativo com os outros. Desta forma, podemos analisar se estamos no caminho certo. Por outro lado, a feira é uma vitrine, onde podemos ser vistos por diversos criadores. Assim as cabanhas aumentam suas vendas. Apesar dos custos para o criador que expõe, ao mesmo tempo, trata-se de um investimento com uma boa contrapartida”, finaliza.

 

 

*Ovinopar

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: