Notícias

IDR-Paraná estimula produção de maracujá em Prudentópolis

A apresentação de uma nova cultivar, tecnologias para fertirrigação, aspectos mercadológicos e debate sobre as perspectivas para a produção da frutar marcaram o evento sobre a cultura no município

 

Cerca de 150 participantes estiveram no “Encontro de Fruticultores sobre a Cultura do Maracujá”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) na tarde de quarta-feira (11) em Prudentópolis.

 

“Buscamos melhorias na produção de maracujá em Prudentópolis com a divulgação de boas práticas agrícolas”, explica Eduardo Augustinho dos Santos, coordenador estadual de fruticultura do IDR-Paraná.

 

Foto: IDR-PR

 

Segundo o extensionista, áreas que adotaram tecnologias recomendadas pelo IDR-Paraná conseguiram aumentar a produtividade de 14 para até 28 toneladas por hectare. “Há cerca de 10 anos o IDR-Paraná vem trabalhando a fruta na região, o potencial é muito grande”, acrescenta.

 

A apresentação da cultivar IPR Luz da Manhã foi o ponto alto do encontro. Recentemente lançada, é uma opção que se destaca pela qualidade superior e dupla possibilidade de destinação da colheita – tanto pode ser destinada ao mercado de frutas frescas ou à indústria de polpa congelada.

 

Tecnologias para fertirrigação, aspectos mercadológicos e debate sobre as perspectivas para a produção da fruta em Prudentópolis e municípios da região completaram a programação do evento.

 

Luz da Manhã

 

Primeira cultivar da espécie desenvolvida no Paraná, foi idealizada com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtores paranaenses, fortalecer a indústria regional de processamento e, ainda, contribuir para o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural.

 

Obtida a partir de oito linhagens, IPR Luz da Manhã pode render até 30 toneladas por hectare, às quais é possível somar outras 50 toneladas se o produtor optar por um segundo ciclo de produção.

 

Participação

 

Fruticultores, técnicos e lideranças ligadas ao setor agropecuário de mais de 20 municípios da região compareceram ao encontro de fruticultores. O evento foi uma realização do IDR-Paraná, em parceria com o município de Prudentópolis.

 

*IDR-PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: