Notícias

Guarapuava está entre os 100 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro

Além de Guarapuava, outros municípios paranaenses estão na lista, como Cascavel na 58ª posição, Tibagi (70ª) e Toledo (79ª)

 

Segundo o levantamento do Ministério da Agricultura divulgado em nota na segunda-feira (3), Guarapuava ocupa a 49ª posição da lista dos 100 municípios mais ricos do Agronegócio no país.

 

Com produção agrícola de aproximadamente 1,1 bilhão e PIB de 7,5 bilhões, Guarapuava é o município do Paraná e também da Região Sul do País melhor colocado na classificação do Ministério da Agricultura.

 

 

Para o prefeito Celso Góes, a classificação de Guarapuava significa oportunidade de prospecção do nome da cidade em âmbito nacional. “Sinto muito orgulho em ver Guarapuava sendo consagrada como uma das cidades mais ricas do país no que se refere ao Agronegócio. Com essa classificação o nome da nossa cidade é difundido para todo o Brasil, e tenho certeza que isso atrai os olhares de novas empresas, novos negócios, o que é excelente para o desenvolvimento do município”.

 

 

Ainda segundo o prefeito esse é apenas um dos bons resultados gerados por conta dos investimentos de agricultores e pecuaristas de Guarapuava. “Só recebemos esse destaque em razão daqueles que realizaram altos investimentos no agronegócio, implantando tecnologia de ponta e fazendo com que a produção aumentasse consideravelmente. Esse é apenas um dos ganhos provenientes de muito trabalho duro. Parabéns, essa conquista é de vocês!”, destacou o prefeito.

 

 

Produção agropecuária

 

De acordo com a nota nº 01-2022/ CGPLAC/ DAEP/ SPA/ MAPA, a análise e o destaque desses 100 municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária referente ao ano de 2020, e pelo valor do PIB de cada município, segundo os dados mais recentes do IBGE de 2019.

 

 

 

Os dados ainda apontam que o Brasil comercializou, em 2020, R$ 470 bilhões em produtos agrícolas, e desse total R$ 151,2 bilhões (32%) foi gerado pelos 100 municípios da lista. Outros municípios paranaenses também aparecem no levantamento do Ministério da Agricultura, como Cascavel na 58ª posição, Tibagi (70ª) e Toledo (79ª).

 

 

Fonte: Secom/ Pref. De Guarapuava

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: