Notícias

FEIJÃO – Apenas 42% das áreas são consideradas boas

38% apresentam condições médias e 38% condições ruins

Primeira e Segunda Safra

A colheita da 1ª safra de feijão avança, e o levantamento realizado pelos técnicos do Deral/Seab aponta que cerca de 72% da área total estimada foi colhida. Aproximadamente 111 mil toneladas foram comercializadas, o que representa 42% do volume esperado.

Do feijão que ainda se encontra no solo, 5% estão na fase de floração, 15% em frutificação e 79% em maturação. As chuvas em abundância, neste início de ano, estão trazendo prejuízos para as lavouras, e apenas 42% das áreas são consideradas boas, enquanto 38% apresentam condições médias e 38% condições ruins. Este alto percentual de áreas ruins e medianas pode ser um indicativo de redução da produtividade, bem como uma menor qualidade do produto final.

A segunda safra, ou safra da seca, está com 16% do total de 237,3 mil ha previstos plantados. As lavouras se encontram na fase de germinação (37%) e desenvolvimento vegetativo (63%). Os agricultores estão na expectativa de uma melhor distribuição das chuvas, o que ajudaria em muito a continuidade dos plantios e do manejo da cultura.

Fonte: Deral/PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: