Notícias

Estudantes do IFPR visitam a Floresta Nacional de Irati

Os alunos visitaram o EcoMuseu e o Meliponário, além de conhecerem um pouco mais da história do parque

 

Com o objetivo de promover uma aprendizagem que desenvolva, sob o viés da prática, a observação e o conhecimento in loco, os estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati, visitaram a Floresta Nacional de Irati (ICM-BIO).

 

A iniciativa foi organizada pelos professores Peterson Nogueira (Língua Portuguesa), Jaílton Camargo (História), Patrícia Tiuman (Coordenadora de Ensino), Murilo Costa (Biologia) e Sarah Hilgemberg (Intérprete de Libras).

 

Segundo os docentes, “a Floresta Nacional de Irati é parte da História da Região Centro Sul. Sua criação e manutenção revelam sobre a estrutura econômica e política, não apenas dos municípios da região. Ela integrava o antigo Instituto Nacional do Pinho e com a maior preocupação ambiental a partir dos anos 1970, passou a ser uma Unidade de Conservação. Nesse sentido, é parte também da História das gestões públicas em torno do meio ambiente, e das políticas públicas implementadas no Brasil ao longo do tempo. Conta desde a preocupação ambiental até as parcerias com o setor privado para extração da madeira plantada no local desde os anos 1950”.

 

Na ocasião os estudantes puderam fazer trilhas, piquenique, conhecer o EcoMuseu e o Meliponário. Além de conhecerem um pouco mais da história do parque.

 

“No Ecomuseu, da Flona, é possível relacionar o conhecimento teórico de sala de aula, com as características dos seres vivos, bem como a visitação do Meliponário e minhocário, nos quais será possível observar a criação de abelhas nativas sem ferrão e o níveis hierárquicos de organização biológica e a transformação de matéria orgânica em húmus de minhoca. Através das trilhas das águas, das Araucárias e do eucalipto mal assombrado é possível visualizar as características da Mata Atlântica, conteúdo estudado de forma teórica na disciplina de Geografia”, citaram os docentes.

 

*IFPR Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: