Notícias

Estação meteorológica diminui custos da irrigação; conheça a tecnologia

O equipamento é apresentado pela IrrigaMax. Produtor pode acessar dados via aplicativo ou computador

Foto: reprodução

Há muito tempo o uso de tecnologia no campo vem melhorando a produtividade e ampliando as possibilidades para o produtor rural. Em muitos casos o investimento, por maior que seja, se paga com a diminuição de custos e um bom desempenho na atividade rural.

 

Na última semana a empresa IrrigaMax apresentou uma grande novidade para os produtores rurais: uma estação meteorológica que dá informações privilegiadas sobre o clima na propriedade.

 

De acordo com o proprietário da IrrigaMax, Patrick Wiens, o equipamento mostra ao agricultor a quantidade de chuva e de evapotranspiração, garantindo o uso mais exato da irrigação. “Você sabe quanto e quando irrigar. Você economiza diesel e evita estressar sua planta com muita ou pouca água e produz todo seu potencial”, explica.

 

Ainda segundo ele, o custo benefício vale a pena. “Estima-se que o custo de irrigação por milímetro aplicado por hectare seja de R$15,00. Então se o produtor deixar de aplicar 20mm em 20ha ele vai ter uma economia de R$6.000,00, que é mais da metade do valor do equipamento”.

 

Patrick também aponta a economia em relação a insumos para pulverização. “Existe um número ideal para pulverizar. Chama-se Delta T. E a estação te fornece com exatidão. Quanto maior está o Delta T, mais seco está o ar”.

 

Para o engenheiro do fabricante, Felipe Domingos, são diversos os benefícios gerados pela tecnologia. “Desde dele [produtor rural] fazer o monitoramento de toda a questão climática da propriedade dele. Ele pode ter uma redução de custos. Maximizar o que ele está fazendo, minimizar os custos porque ele vai saber o momento mais adequado de fazer uma pulverização. Consegue fazer todo esse monitoramento via aplicativo ou portal. Vai ter tudo isso na palma da mão. E o pluviômetro que é o mais correto para ser utilizado, então sem muitas falhas”, afirma.

 

Todos os dados gerados pela estação ficam disponíveis em um aplicativo ou no portal do fabricante.

 

“Essa tecnologia não vem só para complementar a irrigação como toda a dinâmica da propriedade, além de evitar trabalho em vão, pois vai haver situação que o produtor ou não irriga, ou não pulveriza”, finaliza Patrick.

Acesse as redes sociais da IrrigaMax e entre em contato com a equipe para tirar suas dúvidas.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: