Notícias

Equipe Afubra visita a Sakata, empresa referência na produção de cebola de alta produtividade

Afubra Irati e Imbituva têm revenda exclusiva destas sementes

 

Uma equipe da Lojas Afubra de Irati e Imbituva realizou uma visita à sede no Brasil da empresa Sakata, em Bragança Paulista (SP), neste mês de maio. A empresa japonesa é referência em sementes de hortaliças a nível nacional e de América Latina.

 

Conforme o gerente da Afubra Irati e Imbituva, Lázaro Ramon Böck, ela fornece à Afubra duas cultivares de cebola híbrida. “A cebola show de bola e bola de ouro, as quais a Afubra aqui desde 2018 ajudou a desenvolver a campo esse material fazendo os testes para que essas cultivares então fossem lançadas a nível comercial. E a Sakata então nos deu a oportunidade de conhecer as suas instalações e ficamos vislumbrados com o que vimos”, contou Lázaro.

 

Segundo o gerente da Afubra, a parceira Sakata é modelo em relação ao nível de tecnologia, de pesquisa e de melhoramento. “Ela tem o melhor e maior laboratório de pesquisa da América Latina, com profissionais extremamente capacitados. Eles têm um banco de germoplasma muito grande que proporciona a eles fazer vários melhoramentos e novas cultivares em todas as linhas, não só da cebola”, afirmou.

 

De acordo com Lázaro, a Sakata tem como característica trabalhar com produtos de alta qualidade, com valor mais agregado. “É para produtores que produzem a nível de Ceasa ou até mesmo para vender nas cidades”.

 

Lázaro afirmou ainda que Afubra trabalhou com a cebola, mas que a intenção é estender para outras cultivares.

 

Ele destaca que a equipe ficou muito satisfeita com o que viu. “Da mesma forma que a Afubra busca ser uma empresa muito séria, a Sakata também é uma empresa muito séria e combinou muito bem essa parceria Afubra e Sakata”.

 

 

Estiveram também na visita as engenheiras agrônomas da Afubra Irati, Jaine e Edina, que têm carteira de clientes produtores de cebola no município.

 

CULTIVARES

 

Para o gerente da Afubra, o que diferencia as duas cultivares é a qualidade da semente desenvolvida pela Sakata. Ele aponta que ela garante a germinação e é selecionada. “Esse é o principal ponto que se tem dentro da empresa. Eles têm critérios para avaliação e produção da semente, a disponibilidade da semente é muito criteriosa. A qualidade deles é excepcional”.

 

A Afubra comercializa as sementes de cebola da Sakata desde 2021, mas antes participou do estudo que comprovou que as cultivares eram aptas para serem lançadas comercialmente.

 

 

“Dentre 2018 e 2021, na verdade a gente só tínhamos teste a campo para validação dessa cultivar. Nesse período foi feito testes a nível de campo e com isso foi feito o plantio, acompanhamento, colheita em vários estados do Brasil e aqui em Irati nos nossos clientes. E aí com isso foi validado essa cultivar a partir de 2021 já com semente a nível comercial, ainda com baixa disponibilidade por ser uma cultivar nova, mas já para 2023, 2024 a gente já vai ter um volume de sementes expressivo. E a gente é distribuidor da Sakata aqui na região. Então, só nós vamos ter essa esses cultivares para comercialização”,  frisou Lázaro.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: