Equipe Afubra visita a Sakata, empresa referência na produção de cebola de alta produtividade
Afubra Irati e Imbituva têm revenda exclusiva destas sementes
Uma equipe da Lojas Afubra de Irati e Imbituva realizou uma visita à sede no Brasil da empresa Sakata, em Bragança Paulista (SP), neste mês de maio. A empresa japonesa é referência em sementes de hortaliças a nível nacional e de América Latina.
Conforme o gerente da Afubra Irati e Imbituva, Lázaro Ramon Böck, ela fornece à Afubra duas cultivares de cebola híbrida. “A cebola show de bola e bola de ouro, as quais a Afubra aqui desde 2018 ajudou a desenvolver a campo esse material fazendo os testes para que essas cultivares então fossem lançadas a nível comercial. E a Sakata então nos deu a oportunidade de conhecer as suas instalações e ficamos vislumbrados com o que vimos”, contou Lázaro.
Segundo o gerente da Afubra, a parceira Sakata é modelo em relação ao nível de tecnologia, de pesquisa e de melhoramento. “Ela tem o melhor e maior laboratório de pesquisa da América Latina, com profissionais extremamente capacitados. Eles têm um banco de germoplasma muito grande que proporciona a eles fazer vários melhoramentos e novas cultivares em todas as linhas, não só da cebola”, afirmou.
De acordo com Lázaro, a Sakata tem como característica trabalhar com produtos de alta qualidade, com valor mais agregado. “É para produtores que produzem a nível de Ceasa ou até mesmo para vender nas cidades”.
Lázaro afirmou ainda que Afubra trabalhou com a cebola, mas que a intenção é estender para outras cultivares.
Ele destaca que a equipe ficou muito satisfeita com o que viu. “Da mesma forma que a Afubra busca ser uma empresa muito séria, a Sakata também é uma empresa muito séria e combinou muito bem essa parceria Afubra e Sakata”.
Estiveram também na visita as engenheiras agrônomas da Afubra Irati, Jaine e Edina, que têm carteira de clientes produtores de cebola no município.
CULTIVARES
Para o gerente da Afubra, o que diferencia as duas cultivares é a qualidade da semente desenvolvida pela Sakata. Ele aponta que ela garante a germinação e é selecionada. “Esse é o principal ponto que se tem dentro da empresa. Eles têm critérios para avaliação e produção da semente, a disponibilidade da semente é muito criteriosa. A qualidade deles é excepcional”.
A Afubra comercializa as sementes de cebola da Sakata desde 2021, mas antes participou do estudo que comprovou que as cultivares eram aptas para serem lançadas comercialmente.
“Dentre 2018 e 2021, na verdade a gente só tínhamos teste a campo para validação dessa cultivar. Nesse período foi feito testes a nível de campo e com isso foi feito o plantio, acompanhamento, colheita em vários estados do Brasil e aqui em Irati nos nossos clientes. E aí com isso foi validado essa cultivar a partir de 2021 já com semente a nível comercial, ainda com baixa disponibilidade por ser uma cultivar nova, mas já para 2023, 2024 a gente já vai ter um volume de sementes expressivo. E a gente é distribuidor da Sakata aqui na região. Então, só nós vamos ter essa esses cultivares para comercialização”, frisou Lázaro.
Comentários