Notícias

Em Irati, bezerras nascidas de inseminação artificial estão em desenvolvimento

O sêmen bovino, das raças leiteiras Holandês e Jersey, foram entregues a produtores por meio da parceria entre Prefeitura e o Projeto Leite IDR-Paraná

Foto: Secom Irati

 

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati acompanha o desenvolvimento das bezerras nascidas de inseminação artificial de sêmen bovino, das raças leiteiras Holandês e Jersey, que foram entregues por meio da Prefeitura, em parceria com o Projeto Leite IDR-Paraná.

 

Em 2021, 483 doses de sêmen bovino foram distribuídas gratuitamente, beneficiando 42 produtores de leite. Neste ano, mais nove produtores receberam. Os agricultores contemplados estão cadastrados no Programa Bacia Leiteira.

 

 

As principais vantagens da inseminação artificial são o melhoramento genético do rebanho, aumento da produção e produtividade, controle de doenças sexualmente transmissíveis e correção de deficiência de conformação dos animais.

 

Atualmente, em Irati, há 93 propriedades que produzem leite, gerando aproximadamente 27 mil litros/dia.

 

A atividade leiteira tem uma importância econômica significativa, sendo uma das principais culturas de Irati. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), 2020/2021, a produção de leite ocupa a quinta colocação no Valor Bruto da Produção (VPB) do município, atrás apenas das culturas de soja, feijão, milho e fumo.

 

*Secom Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: