Notícias

Dica do Especialista: Estratégias de manejo da soja em situações adversas

Confira as dicas dos consultores técnicos da Cocari, Maicon Rosário e Giuliana Félix

 

 

Diante de um forte déficit hídrico como o que vem ocorrendo nesta safra no sul do país, é necessário tomar alguns cuidados com o solo. O consultor técnico da Cocari, Maicon Rosário, explica o porquê. “Solos com perfil adequado, ou seja, que apresentam equilíbrio das características químicas, físicas e biológicas, possibilitam o maior desenvolvimento radicular das plantas, o que contribui para uma melhor captação de água e nutrientes, possibilitando, assim, maiores patamares de produtividade”, diz o especialista.

 

 

Rosário comenta como deve ser realizado o manejo do solo em situações adversas. “Algumas estratégias como utilização de agricultura de precisão, aplicação de corretivos em taxa variável, implantação de mix de cobertura na entressafra ou consórcio milho-braquiária, por exemplo, estão sendo grandes diferenciais para minimizar as adversidades climáticas desta safra”, destaca.

 

 

De acordo com a consultora técnica Giuliana Félix, é importante dar continuidade ao manejo fitossanitário nos períodos de estiagem. “Mesmo em situações de estresse, como a seca pela qual estamos passando, alguns fungos causadores de doenças podem permanecer vivos na palhada da cultura anterior. Sendo assim, o fungo pode estar presente desde a semeadura da soja, impactando diretamente na produtividade. Já no caso das pragas, as aplicações devem ocorrer de acordo com o índice de dano econômico para a cultura”, comenta.

 

Mais recomendação

 

 

Outra recomendação é o uso de um bom adjuvante na calda de aplicação. “O Éfforos SprayPrime tem o objetivo de melhorar a qualidade da calda e pulverização, reduzindo as perdas por deriva, evaporação das gotas e incompatibilidade de misturas. Também podemos adicionar produtos com nutrientes de maior demanda no estádio reprodutivo, como o Éfforos FortNPK, que tem como principal característica a alta concentração de potássio, auxiliando assim na translocação de fotoassimilados para os grãos e, consequentemente, aumentando a produtividade da lavoura”, salienta a consultora.

Fonte: Informativo Cocari

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: