Notícias

Cultivo do tomate sofre declínio de 3% em relação à safra do ano anterior

O Deral indica que a área destinada ao cultivo do primeiro ciclo do tomate no PR é de 2,4 mil hectares, que podem alcançar 150 mil toneladas

O Deral indica que a área destinada ao cultivo do primeiro ciclo do tomate no PR é de 2,4 mil hectares, que podem alcançar 150 mil toneladas (Foto: Reprodução/Pixabay)

A área destinada ao cultivo do primeiro ciclo do tomate é de 2,4 mil hectares, declínio de 3% em relação à safra do ano anterior. O volume estimado pode alcançar 150 mil toneladas, aumento de 3% em relação à safra passada. Cerca de 51% da área foi semeada, sendo que 91% estão em boas condições e 9% em condições médias. A colheita do fruto deve iniciar em meados de dezembro.

PREÇOS

De acordo com levantamento do Deral/Seab, o preço médio mensal recebido pelos agricultores em setembro de 2021 foi R$ 102,17 a caixa de 23 kg, aumento de 48% em relação aos valores médios do mês anterior. No varejo, o preço está em alta, aumento em 46% na média mensal em relação a agosto, passando o quilo para R$ 7,31.

Devido à menor oferta do tomate nas regiões produtoras do País, o preço do fruto encareceu para o consumidor. O Paraná passa por uma entressafra, e o abastecimento depende de produtos de outras unidades da federação.

Fonte: Deral

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: