Notícias

Cultivo da cevada e do trigo são destaques do WinterShow

O evento técnico começou nesta terça-feira (18) e segue até quinta-feira (20), em Guarapuava

 

Hoje (18) começou a 19º edição do Wintershow, o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil. A cevada e o trigo, principais culturas plantadas pelo cooperado da Agrária durante o período mais frio do ano, e matérias-primas essenciais para as indústrias da Cooperativa, são destaques durante os três dias de evento.

 

Para incentivar o aumento da área plantada de cevada no estado do Paraná, além das palestras com os pesquisadores da FAPA, o WinterShow contará com outras duas iniciativas. Uma delas é o estande da Maltaria Campos Gerais, que funcionará durante todo o evento.

 

O empreendimento, com sede em Ponta Grossa, tem inauguração prevista para 2023, e é fruto da intercooperação entre Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia. A presença da equipe técnica da Maltaria e de agentes de fomento das cooperativas parceiras no evento é uma iniciativa para sensibilizar os produtores da região sobre os benefícios do plantio da cevada.

 

Também nesse sentido, no segundo dia do WinterShow, 19 de outubro, às 15 horas, acontece uma mesa redonda sobre a cultura, com pesquisadores da FAPA. “Tanto a Agrária Malte quanto a Maltaria Campos Gerais são empreendimentos que precisam da cevada. Queremos mostrar aos produtores as vantagens de investir nessa cultura e a rentabilidade que ela pode trazer”, afirma o diretor administrativo da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Bruno Dandolini.

 

No caso do trigo, o foco das atividades é a produção industrial. Paralelamente ao WinterShow, nos dias 18 e 19, acontece na Akademie IREKS& Agrária o Workshop de Farinhas Especiais. Nesses dois dias, a Agrária Farinhas receberá cerca de 80 clientes para falar sobre um clássico das festas de fim de ano: o panetone. “Em cada edição do Workshop procuramos trazer um tema diferente. Em 2022 escolhemos o panetone por ser um produto bem visto pelos nossos clientes, devido às margens de lucro que ele traz para o negócio”, explica Antonio Sartori Netto, especialista de marketing da Agrária Farinhas.

 

Para falar sobre tema, foram convidados nomes de referência na produção dessa delícia de Natal. Destaque para a presença da consultora Valdelis Romanto, Sebastião Mendes, da empresa de enzimas Pallsgard, e Fábio Lima, da Stonex. Os técnicos da IREKS também estarão presentes, falando sobre stollen e massa madre.

 

O WinterShow 2022 é promovido pela Agrária e pela FAPA em parceria com o SEBRAE. O evento é patrocinado pela Cresol, Nortox, Oro Agri, Sicredi, Stara WM Máquinas, Biotrop, FMC, Helm, Ihara, Inquima, Sicoob Sul, Agrocete, Bellagro, Master Agro, Rocha Terminais Portuários e Logística, e Ubyfol. O Banco do Brasil também é apoiador do evento.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: