Notícias

Cotações interna e externa de soja recuam, aponta Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, também divulgou informações sobre o milho e a mandioca

 

Os preços da soja caíram no Brasil e nos Estados Unidos. De acordo com pesquisadores do Cepea, a pressão veio do maior interesse vendedor na Argentina, pela menor demanda externa e pela proximidade da colheita da safra 2022/23 nos Estados Unidos.

 

As previsões de chuvas para as principais regiões produtoras do Brasil a partir da segunda quinzena de setembro também contribuíram para um ambiente de certo otimismo, derrubando os valores futuros.

 

No campo nacional, diante do encerramento do período de vazio sanitário no dia 10, o cultivo da nova temporada no Paraná e em parte de Rondônia pode ser iniciado nesta semana. O vazio sanitário também se encerrará em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e nas demais regiões de Rondônia a partir de 15 de setembro, conforme o calendário da Embrapa.

 

MILHO

 

Compradores brasileiros de milho – que, em meados de agosto, relatavam certa dificuldade em negociar – voltaram a se afastar do mercado spot nacional, cenário que enfraqueceu os preços do cereal ao longo da última semana.

 

Segundo pesquisadores do Cepea, esses demandantes estão atentos ao início da colheita nos Estados Unidos, a estimativas de safra brasileira volumosa e às recentes quedas nos preços do cereal nos portos brasileiros. Vendedores, apesar de não apresentarem necessidade de “fazer de caixa”, se mostram flexíveis, devido aos estoques.

 

MANDIOCA

 

Produtores de raiz de mandioca têm priorizado o plantio e mostrado pouco interesse na comercialização de matérias-primas mais novas.

 

Do lado da demanda, parte da indústria tem optado por diminuir o ritmo de moagem, devido à baixa liquidez no mercado dos derivados, o que, por sua vez, tem limitado o movimento de alta nos valores da raiz. Entre 5 e 9 de setembro, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 934,93, com leve alta de 0,2% na comparação com a média da semana anterior.

 

*Cepea

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: