Notícias

Saiba mais sobre o projeto Jovem Agricultor Aprendiz

O SENAR-PR definiu um modelo de aprendizagem capaz de atender jovens filhos de agricultores de 14 a 18 anos, já inseridos no contexto de atividades agro-silvo-pastoris

O Projeto Jovem Agricultor Aprendiz foi formatado pelo SENAR-PR diante da necessidade de levar aos jovens do meio rural paranaense treinamentos de aprendizagem profissional rural. A partir de demanda identificada em campo o corpo técnico do SENAR-PR definiu um modelo de aprendizagem capaz de atender jovens filhos de agricultores de 14 a 18 anos, já inseridos no contexto de atividades agro-silvo-pastoris, no entanto, sem a devida qualificação para o desenvolvimento de tarefas nesta área. 

Para implementação de uma proposta para os jovens do espaço rural é preciso ter claro que se trabalha com sujeitos que retratam múltiplas identidades, em função das suas trajetórias de vida e trabalho. O intuito do Projeto Jovem Agricultor Aprendiz é fixar os jovens rurais em sua região, dando a eles condições de aprender mais sobre o papel e a importância da agricultura e pecuária, despertando interesse para que participem da administração de propriedade familiar, ao mesmo tempo incentivando que deem continuidade aos estudos, demonstrando que somando conhecimentos poderão ter boas oportunidades no campo.

Esse programa se justifica porque a competição nos mercados exige indivíduos que somem informação, conhecimento e ferramentas de trabalho atualizadas. A contribuição que a educação profissional pode oferecer nesse sentido é inegável, uma vez que o modelo adotado pelo SENAR-PR, prevê não apenas a qualificação técnica, mas contempla também aspectos relacionados ao despertar da consciência cidadã e desenvolvimento humano.

 

Por que nasceu esse programa?

Para suprir problemas rurais identificados:

  • Falta de conhecimentos das famílias rurais para corrigir ineficiências na execução das atividades agropecuárias; 
  • Necessidade de melhorar o desempenho no trabalho e incrementar a sua produtividade;
  • Falta de oportunidades para jovens no meio rural, levando ao êxodo rural;
  • Falta de qualificação profissional no meio rural;
  • Necessidade de valorização do agropecuário junto ao público jovem;

 

Por meio deste programa, pretende-se oferecer:

Formação, necessária para que os alunos desenvolvam criatividade, habilidades práticas e possam desempenhar com eficiência suas atividades.

Informação, necessária para que os alunos adquiram a vontade e a capacidade de corrigir suas ineficiências e erros que cometem nos seus lares, nas suas propriedades e no seu desenvolvimento pessoal. 

O objetivo é proporcionar aos jovens rurais conhecimento sobre suas oportunidades no campo, qualificando-os para serem profissionais, despertando uma visão empresarial e capacidade empreendedora.

Para tanto é necessário que os participantes saibam no decorrer do curso:

  • Executar com qualidade as tarefas inerentes às atividades agropecuárias; 
  • Perceber a importância da Administração Rural, da produção Agrossilvipastoril, num contexto de economia mais competitiva e globalizada; 
  • Reconhecer as possibilidades profissionais que o meio rural oferece para pessoas qualificadas; 
  • Identificar a importância do bem-estar pessoal, percebendo as implicações da higiene e saúde para uma melhor qualidade de vida e integração na sociedade e no meio rural.
  • Monitorar as atividades relacionadas ao processo produtivo agropecuário.

Para que os objetivos acima sejam alcançados desenvolvemos uma metodologia integradora, com as seguintes atividade em Grupo:   Exercícios estruturado / Gincanas Avaliativa / Simulações / Visitas Técnicas / Jogos e Dinâmicas / Projetos de conclusão adotados dentro do Programa JAA:

PJER – Projeto Jovem Empreendedor Rural (Módulo Preparando para Gestão).

PIO – Projeto de Implantação de  Olerícolas;

PMLQ – Projeto Manejo e leite de qualidade;

PIAF – Projeto Implantação da atividade frutíferas;

PIP – Projeto Implantação Piscicultura;

PMMA – Projeto Manutenção de Máquinas Agrícolas.

Eduardo F. Mercado

Eng. Agrônomo  /  Supervisor regional 

regionalirati@senarpr.org.br    / SENAR –PR  Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: