Notícias

Conab divulga calendário de levantamentos das safras e do mercado hortigranjeiro em 2023

A primeira divulgação está marcada para o dia 12 de janeiro, quando acontecerá o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23.

 

O cronograma de divulgação dos levantamentos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2023 já está disponível no site da estatal. No calendário, publicado no dia 29 de dezembro, constam as datas dos anúncios das safras de grãos, de café, de cana-de-açúcar e de comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).

 

O primeiro evento está marcado para o dia 12 de janeiro, quando acontecerá o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. Nesse caso, as divulgações trazem um panorama do início do ciclo de produção, a partir do mês de outubro de cada ano. Ao todo são 12 levantamentos mensais, com o último encerrando o ano-safra no mês de setembro (6).

 

Também em janeiro, no próximo dia 19, será divulgado o 1° Levantamento da Safra de Café 2023. Este será o primeiro de uma série de quatro anúncios, contendo pesquisa de produção nas principais regiões produtoras do país. Os estudos subsequentes ocorrem nos meses de maio (18), setembro (20) e dezembro (14), consecutivamente.

 

No dia 17 de janeiro, a Conab irá apresentar os dados do 1º levantamento sobre a comercialização de hortigranjeiros nas principais Ceasas do Brasil. Os demais levantamentos ocorrem todo o mês e trazem informações dos preços praticados das frutas e hortaliças mais vendidas nos mercados atacadistas analisados pela Companhia. O trabalho faz parte do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), cuja operacionalização é realizada pela Conab.

 

Para o cana-de-açúcar, o 4º e último levantamento que encerra a safra 2022/23 está agendado para o dia 19 de abril. Já as divulgações das análises referentes ao ano safra 2023/24 estão marcadas para abril (26), agosto (17) e novembro (29), sucessivamente.

 

Demais produtos – Além das datas dos anúncios da Conab, o calendário traz o cronograma de publicação do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA). O documento é uma parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O Boletim foi planejado, entre os serviços oferecidos pela Conab, para atender à sociedade com informações sobre as condições agrometeorológicas e a interpretação do comportamento das lavouras em imagens de satélites e no campo. A primeira edição de 2023 será publicada no dia 26 de janeiro.

 

Confira aqui o Calendário de Divulgação de Safras e do Prohort, divulgado pela Conab.Conab divulga calendário de levantamentos das safras e do mercado hortigranjeiro em 2023.

 

 

*Conab

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: