Notícias

Comitiva formada por profissionais de Irati e região participa de Congresso Brasileiro de Agronomia

O CBA é o maior encontro da agronomia brasileira e é palco de vários assuntos relevantes para a sociedade e o agronegócio brasileiro.

 

 

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati, se faz presente no Congresso Brasileiro de Agronomia por seu atual Presidente o Engenheiro Agrônomo Roberto Chueire Vieira, juntamente com mais de 50 profissionais ligados à área na comitiva do Paraná. O evento começou na terça-feira (19) e segue até o dia 22 de outubro de 2021, em Florianópolis.

 

O CBA é o maior encontro da agronomia brasileira e é palco de vários assuntos relevantes para a sociedade e o agronegócio brasileiro.

Neste ano, a discussão está sendo em torno do eixo Desafios Profissionais no Mundo em Transformação. Entre os temas, o CBA debate: formação profissional; oportunidades de trabalho, desenvolvimento rural; desafio da sustentabilidade; código florestal; agricultura 4.0; inteligência artificial; segurança alimentar; cooperativismo, sistemas inovadores de produção, entre outros.

 

O Presidente da AEARI, Roberto Chueire Vieira, destaca a importância da participação no Congresso  “O evento traz debates sobre temas atuais em nossa área de atuação. Além do compartilhamento de informações e conhecimentos, para profissionais, estudantes e entusiastas do agronegócio brasileiro”

 

Integrante da comitiva com o Conselheiro Federal do Paraná no Confea, o Engenheiro Agrônomo Daniel Galafassi

 

Segundo a Engenheira Agrônoma Adriana Baumel, Conselheira da AEARI e Diretora do CREA-PR, a participação de presidentes de Associações de Engenheiros Agrônomos de diversas regiões do Paraná, inclusive da região de Irati, é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Certamente todo o conhecimento que teremos acesso durante o evento será replicado nas regiões paranaenses se fazendo chegar até os produtores, profissionalizando cada vez mais a atividade no campo”.

 

Abertura

 

Neste ano, a Palestra de abertura do CBA foi proferida pelo Engenheiro Agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial.

 

CBA

O evento tem abrangência nacional, focado nos profissionais do setor agrário, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, consultores técnicos e profissionais.

Pela primeira vez em sua história, o CBA acontece de forma híbrida. Ou seja, seu formato está sendo presencial e com transmissão on-line. Isso permite que congressistas que não podem participar de forma presencial possam acessar de forma remota toda a programação do evento.

 

Programação

Em sua programação, o evento traz palestras com temas relevantes, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia e o novo mundo, voltados especialmente à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população.

 

Ao todo, são 15 painéis com aproximadamente 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e também o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que tratará sobre Agricultura no Mundo em Transformação.

 

Entre os painéis, serão abordados temas como: Gênero e Intergeracionalidade na Atividade Profissional; Exercício e Ética Profissional no Mundo em Transformação; Qualidade de Ensino e Formação Profissional; Organização Profissional; Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Recursos Hídricos e Conservação do Solo; Agricultura, Mudança Climática e Agrobiodiversidade, entre outros.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: