Notícias

Chuva próximo a abaixo da média histórica em Junho/2021 na maior parte do Paraná.

Em Junho/2021 voltou a chover um pouco mais no oeste, sudoeste e sul do Paraná, com anomalias de chuva mais próximas às médias históricas nestes setores.

Em Junho/2021 voltou a chover um pouco mais no oeste, sudoeste e sul do Paraná, com anomalias de chuva mais próximas às médias históricas nestes setores. No leste (RMC e litoral) a situação foi bem semelhante (nas praias a anomalia observado menos média histórica) ficou positiva. Em Guaratuba choveu 61,0 mm acima da média. Na maior parte dos Campo Gerais, norte e no noroeste a chuva ficou abaixo das médias climatológicas. Na região de Londrina o déficit de chuva foi superior a 50 mm (choveu 39,2 mm). Houve pelo menos três (3) frentes frias que avançaram pelo Estado, com destaque para o sistema dos dias 18 e 19/06 e dos dias 27-28/06. Na metade norte paranaense a chuva ocorreu preferencialmente nos primeiros 10 dias do mês.

Anomalia de precipitação (mm) – Junho de 2021
Imagem: SIMEPAR

As temperaturas médias em Junho/2021 ficaram perto ou abaixo das médias históricas em todo o Paraná. No oeste e noroeste paranaense esta situação foi generalizada. Houve atuação de massas de ar polares, situação muito comum nesta época do ano. Destaque para o evento que atuou nos últimos dias do mês, com registro de neve/chuva congelada no dia 28/06 e geadas amplas nos dias 29-30/06. Em Cascavel e Toledo foram registradas as menores temperaturas para um mês de junho desde 1997, com -2,8°C e -2,0°C, respectivamente. A menor temperatura no Estado ocorreu em General Carneiro no dia 29/06: -3,9°C. O maior valor ocorreu em Capanema: 33,9°C no dia 05/06.

Anomalia de temperatura média (°C) – Junho de 2021 
Imagem: SIMEPAR


Com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: