Notícias

Campus de Irati da Unicentro sedia 1ª Oficina de Integração da erva-mate

Evento reuniu cadeia produtiva da erva-mate da região de Irati

Foto: Coorc Unicentro

O Campus Irati da Unicentro foi sede da 1ª Oficina de Integração da Erva-mate. Com o objetivo de promover a valorização e o impulsionamento da cadeia produtiva da erva-mate, o evento reuniu produtores rurais de Irati e região. A ação, organizada pela Unicentro em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), faz parte do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis, desenvolvido pela Invest Paraná em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, a Sedest.

A programação contou com palestras, treinamentos e visitas técnicas em agroindústrias. As atividades, segundo a professora do Departamento de Engenharia Florestal Daniele Ukan, proporcionaram a integração de entidades do setor ervateiro. “Uma oportunidade para a convivência, discussões, levantamento de dados para a obtenção do diagnóstico da cadeia produtiva e a troca de conhecimentos e experiências entre os atores da cadeia produtiva”, afirma a professora, que também atuou na organização da oficina.

Uma das participantes foi a produtora rural Fernanda Ferreira. Além de cultivar da planta, ela produz panificados à base de erva-mate. Pão, bolacha e macarrão são alguns dos alimentos comercializados por Fernanda no município de União da Vitória. “O evento foi bom, tanto para aprender mais quanto para divulgar o que pode ser feito à base da erva. É onde a gente vem buscar informação sobre como manejar, como plantar e como vender os produtos”.

O evento também buscou apresentar novas tecnologias e oportunidades para os agricultores, como destaca a professora Daniele. “Podemos gerar melhores oportunidades para os produtores, a partir da transferência de tecnologia para o campo em um sistema que é, originalmente, familiar, buscando novos mercados e a inovação em produtos”.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: