Notícias

CAMPINHO FELIZ – Alunos de Irati aprendem a fazer chapéu de palha

Em mais uma atividade do Campinho Feliz, os alunos da Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon receberam moradoras da comunidade Pinho de Baixo na escola e visitaram uma propriedade

 

O projeto Campinho Feliz, desenvolvido pelo Boletim AgroRegional em escolas municipais de Mallet, Teixeira Soares, Irati, Fernandes Pinheiro e agora, em Imbituva, tem gerado muitas ações ligadas ao campo por parte das professoras e alunos participantes.

 

Na Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon, em Irati, os estudantes do 4° ano receberam a visita de moradoras da localidade de Pinho de Baixo.

 

Além disso, aprenderam o processo de confecção do chapéu de palha, uma cultura que passa de geração em geração.

 

 

Conforme a coordenadora da escola, Cíntia Josieli Zanlorensi, o objeto é muito utilizado pelos agricultores da comunidade para proteção solar nos trabalhos da lavoura.

 

Em março, algumas mulheres que confeccionam os chapéus e comercializam na região de Irati, mostraram às crianças da turma do 4º ano, como é o trabalho da produção do chapéu de palha.

 

“Inicialmente elas realizam a retiradas das folhas da palmeira Buriti /Trithrinax Brasilienses espécie pioneira na região da comunidade do Pinho de Baixo”, destaca.

 

Esse processo de retirada das folhas, que é feita na propriedade de agricultores da comunidade, ocorre somente na lua minguante, não podendo ser no inverno.

 

De acordo com a Cíntia Josieli, em seguida, elas são desfiadas e fervidas por 20 minutos, depois são estendidas no sol e permanecem por cinco dias também em sereno lunar, e com supervisão do processo de seca, caso haja chuva.

 

Logo após a secagem, inicia o processo de trançar onde são utilizadas sete braças de palhas secas, formando o chapéu que segue para a máquina de costurar singer.

 

Os alunos sob a supervisão da coordenadora da escola Cíntia Josieli Zanlorensi e da professora Delzira de Fátima Paes Laroca foram conhecer como acontece a retirada das folhas da palmeira e todos receberam uma muda para plantar.

 

 

PARCEIROS

Lojas Afubra

Prefeitura de Irati

Secretaria de Educação de Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: