Notícias

CAMPINHO FELIZ – Alunos de Fernandes Pinheiro conhecem trabalho dos apicultores

O tema foi destacado na edição de abril do Boletim AgroRegional. No dia 22 de maio se comemora o dia do apicultor

 

Na edição de abril do Jornal Boletim AgroRegional, uma das atividades das páginas do Projeto Campinho Feliz foi dedicada aos apicultores.  No dia 22 de maio é comemorado o dia destes profissionais.

 

Seguindo o tema, os alunos do 4° B da Escola Municipal Prof. Genny Schumanski Kuller,  de Fernandes Pinheiro, conheceram mais sobre as abelhas e o trabalho dos apicultores.

 

A professora responsável, Marinez Kuller Bender, afirma que a apicultura é importante para a preservação das abelhas que tem extrema importância no planeta.

 

“Inicialmente foi feita na sala de aula, conversas sobre as espécies de abelhas e seu habitat”, contou a professora.

 

Foram colocados folders para que os alunos pudessem observar semelhanças e diferenças entre espécies de abelhas, seu trabalho em prol da natureza e curiosidades sobre as mesmas.

 

Além disso eles também puderam ver um modelo racional de ninho para abelha nativa (melíponas). Depois, realizaram uma visita a sede da Associação que existe no município, AMFEPI (Associação de Apicultores e Meliponicultores de Fernandes Pinheiro).

 

 

Lá, os estudantes foram recepcionados pelo Sr. Ivalmor Caragnato, membro da associação e apicultor. Ele mostrou para os alunos várias espécies (mandaçaias, jatais, mirins, entre outras) que existem em sua propriedade e explicou sobre elas.

 

 

“Também puderam visitar a Unidade de Beneficiamento da Associação a qual será usada para certificação do mel produzido pelos sócios. Este trabalho realizado foi muito importante para os alunos, pois os mesmos puderam conhecer melhor este inseto e seu importante trabalho na natureza”, pontuou Marinez.

 

 

Ainda segundo ela, ficou claro para os alunos que as abelhas produzem alimentos saudáveis que podem ser consumidos pelos homens, bem como possibilitar a produção de inúmeros outros alimentos, devido a polinização que fazem.

 

Para finalizar o tema, em sala de aula foram realizadas atividades de produção de textos com base em história em quadrinhos.

 

PARCEIROS

 

Em Fernandes Pinheiro o AgroRegional conta com a parceria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação para a realização do Campinho Feliz.

 

Prefeitura municipal de Fernandes Pinheiro

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: