Notícias

Camp de Prudentópolis completa 44 anos de trabalho junto ao produtor rural

Cooperativa tem uma atuação forte em prol do desenvolvimento do agronegócio na região

 

A história da CAMP (Cooperativa Agrícola Mista de Prudentópolis), que completa 44 anos neste mês, mostra um caminho de desafios e conquistas nessas mais de quatro décadas.

 

Fundada em 1977 ao adquirir a antiga Cooperativa de Erva Mate Rural Sul, a CAMP tinha como objetivo ser modelo no sistema cooperativista. Logo no início da década de 1990, ampliou sua estrutura ao adquirir as instalações da extinta Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazen), na Avenida São João.

 

Está conquista possibilitou a expansão da capacidade de armazenamento de produtos.

 

Em um crescimento contínuo, a Cooperativa realizou novos investimentos, como a aquisição de uma área na BR-373, onde foi instalada a segunda Unidade de Armazenamento. O local recebeu o nome de um dos fundadores, Kurt Gustavo Schlumberger.

 

A ampliação da hoje a CAMP o orgulho de ter um dos maiores centros de processamento e armazenamento de grãos da região Centro-Sul do Estado. Além disso, recentemente dois novos silos foram instalados, ampliando a capacidade total para 800.000 mil sacas de 60 quilos (48 mil toneladas).

 

No mesmo terreno foram instalados o Auto Posto CAMP e após a TRR CAMP (Transportadora Revendedora Retalhista De Combustíveis).

 

Mais investimentos

 

Os últimos 10 anos têm sido de muitas novidades para a CAMP e seus associados. Em 2010, por exemplo, foi inaugurado o novo Depósito de Defensivos e Insumos, com área de 1.750 metros quadrados.

 

Em busca da modernidade, o local está dentro dos mais altos padrões e normas. Aliás, a sustentabilidade também é pauta na Cooperativa. O depósito conta com sistemas de aproveitamento sustentável da luz solar, ventilação natural e águas pluviais. Esta unidade foi denominada Dionizio Opuchkevitch, outro fundador.

 

Em 2015 a nova sede administrativa começou a sair do papel, sendo inaugurada a primeira etapa em 2018. A conclusão da obra ocorreu em 2020.

 

O novo prédio de 2.400 metros quadrados tem três pavimentos, onde estão instalados o setor administrativo, escritórios, salas de atendimento ao associado, sala de TI, estúdio de mídia, sala de reuniões, auditório de eventos com capacidade para 275 pessoas sentadas.

 

No térreo ficam duas lojas de insumos agropecuários, peças, equipamentos, lubrificantes, artigos para camping, pesca, lazer, tiro esportivo entre outros produtos.

 

 

 

Sempre valorizando sua história, a nova sede recebeu o nome do fundador Ordalino Angelo Guarienti, que dedicou mais de 35 anos de sua vida à Cooperativa.

 

Pesquisa

 

Também em homenagem a um fundador, a área de campo experimental Oscar Rickli, tem mais de 24 hectares. Localizada na comunidade Linha Ivai, testa novas cultivares, equipamentos e tecnologias.

 

As experiências e o conhecimento adquirido são apresentados em eventos como o Dia de Campo.

 

 

A CAMP também beneficia e empacota a Erva Mate Faxinal, nas versões para chimarrão e para tererê (mate gelado).

 

Em seu Viveiro de Mudas, a Cooperativa dispõe de milhares de mudas e espécies vegetais.

 

A CAMP tem quase 100 funcionários divididos nos diversos setores. Já o número de associados passa de 250 pessoas.

 

A Cooperativa também possui duas estações meteorológicas próprias no município, cujos dados são enviados e analisados por inteligência artificial em tempo real, gerando previsões meteorológicas mais precisas para os associados.

 

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: