Notícias

Brasil exporta em 3 dias mais soja do que em todo dezembro de 2020

Os números atípicos para o fim de ano revelam que a demanda externa, especialmente a chinesa, permanece muito intensa no país

 

Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) publicados na última segunda-feira (6) mostram que as exportações brasileiras de soja nos primeiros três dias de dezembro foram de 313,9 mil toneladas. O volume superou a quantidade exportada em todo o mês de dezembro de 2020: 274,08 mil toneladas.

 

Os números atípicos para o fim de ano revelam que a demanda externa, especialmente a chinesa, permanece muito intensa no país.

 

 

Segundo o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, quase 93% da safra 2020/21 da soja já foi comercializada, enquanto a média é de 90%, diferença muito significativa dada a grande participação do grão no mercado.

 

“Temos menos soja do que a média histórica para negociar, são menos de 10 milhões de toneladas. A tendência agora é de que este ritmo também comece a ficar mais morno. São só mais três semanas para terminar o ano comercial”, disse.

 

 

O levantamento da Brandalizze Consulting aponta que a oferta ajustada gera prêmios que seguem positivos entre 110 e 120 centavos de dólar por bushel acima dos preços praticados na Bolsa de Chicago, suportando os bons preços praticados no mercado nacional.

 

 

No ano

 

 

 

Em 2021, o Brasil exportou 87,5 milhões de toneladas de soja em grão, ao passo que saíram do país 82,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2020. O complexo soja (óleo, farelo e grão) registrou 106,1 milhões de toneladas, contra 100,5 milhões do mesmo período no ano passado.

 

 

Na atual temporada, aproximadamente 37% da comercialização já foi concluída, enquanto a média chega a 45%. “Embora o percentual seja menor, trata-se de uma safra bem maior. E em faturamento, os valores são parecidos porque os preços já são maiores no início da temporada”, esclareceu o consultor.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: