Notícias

Brasil é líder em produtividade agropecuária dentre 187 países

A produtividade refere-se a 162 lavouras, 30 tipos de produtos animais e insetos e oito produtos da aquicultura

 

Estudo do Economic Research Service, órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), apontou que, desde os anos 2000, o Brasil tem liderado a produtividade agropecuária mundial entre 187 países.

 

 

A pesquisa mostrou que o produto da agricultura brasileira cresceu 3,75% ao ano, no período de 1961 a 2019, índice que fica abaixo apenas da China, que apresentou crescimento de 4,41% a.a. A produtividade refere-se a 162 lavouras, 30 tipos de produtos animais e insetos e oito produtos da aquicultura.

 

 

Na comparação realizada de 2000 a 2019, a produtividade da agropecuária brasileira obteve aumento de 3,18% ao ano, a maior taxa entre os países selecionados para o estudo.

 

 

De acordo com o coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação, da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, José Gasques, o Brasil tem feito várias reformas no sistema de financiamento, política de preços, corte dos subsídios, seguro rural e outras medidas que influenciaram na produtividade agropecuária.

 

 

Investimentos em pesquisa e agricultura de baixa emissão de carbono, promovendo práticas como plantio direto e sistemas de integração entre lavouras, pecuária e florestas, também contribuíram para a elevação da produtividade.

 

 

Fonte: Informativo Cocari

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: