Notícias

Boletim AgroRegional visita Nova Petrópolis (RS), berço do cooperativismo no Brasil

A visita fez parte da programação do Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião organizado pelo Sicredi

 

O segundo dia do Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião, promovido pelo Sicredi, foi uma verdadeira imersão no cooperativismo. O Boletim AgroRegional foi convidado pelo Sicredi Centro-Sul e teve a jornalista e diretora Adriana Souza como representante. 

 

Os comunicadores participantes foram levados para Nova Petrópolis (RS), onde iniciaram a sexta-feira (16) visitando a Cooperativa Pioneira, berço do Cooperativismo no Brasil e que surgiu ainda como Caixa Rural. Anos depois, se tornou a Cooperativa de Crédito Sicredi que neste mês de dezembro completa 120 anos de fundação. 

 

A visita foi acompanhada pelo gestor executivo Paulo César Soares. Os jornalistas também conheceram a trajetória, o início das atividades e assistiram um filme produzido em Nova Petrópolis, com moradores e produção local, que apesar de fictício, evidencia as bases do cooperativismo. O grupo também recebeu um exemplar do livro Cooperativismo Financeiro: uma história com propósito.

 

 

A agenda seguiu na localidade de Linha Imperial, onde em 1902 iniciou toda a história do cooperativismo com o padre suíço Theodor Amstad junto de diversas lideranças comunitárias. A cidade de Nova Petrópolis tem o título de Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil. Já o Padre Theodor Amstad é reconhecido como Patrono do Cooperativismo no Brasil.

 

Nessa localidade os comunicadores visualizaram como tudo começou, visitaram a igreja onde Theodor Amstad atuava e a praça, que foi uma doação de famílias locais para valorizar o cooperativismo. 

 

 

Conforme a jornalista do AgroRegional, Adriana Souza, a cidade respira cooperativismo. Apesar de ser uma cidade pequena, com 24 mil habitantes, são cerca de 200 associações em atividade. 

 

Outra atividade foi a visita a uma cervejaria local, considerada pelo Sicredi, um case de sucesso em relação ao desenvolvimento empreendedor da marca. Os participantes conheceram toda a transformação do negócio de uma família que sempre atuou no ramo cervejeiro, mas que ao tempo que manteve as raízes de sua fundação, soube transformar a cervejaria em um negócio inovador.

 

 

 

Veja mais fotos

 

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: