Notícias

Associação de produtores de queijo e derivados de leite terá sede em Guarapuava

Os produtores atendidos pela Secretaria de Agricultura de Guarapuava, por meio do Projeto de Queijos, fazem parte da diretoria da APROLEQ

 

Na última sexta-feira, 16 de dezembro, a equipe técnica do Projeto de Queijos da Secretaria de Agricultura acompanhou os produtores de Guarapuava em uma reunião realizada em Laranjeiras do Sul. Na ocasião foi fundada a Associação de Produtores de Queijo e demais Derivados de Leite – APROLEQ, que abrange os municípios da região de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Pitanga.

 

Os produtores atendidos pelo projeto em Guarapuava, conquistaram uma grande representatividade na APROLEQ, ocupando os cargos de presidência, vice-presidência e direção técnica, bem como duas representações no Conselho Fiscal, trazendo para o município a sede da Associação.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, além de toda a assistência técnica a Associação poderá contar com uma sala anexa à Secretaria para instalação de sua sede. “Acreditamos que a criação da Associação é uma importante contribuição para o desenvolvimento regional. O Projeto de Queijos vem tomando forma em Guarapuava. As pessoas interessadas pelo projeto podem procurar a Secretaria para maiores informações”, destacou o secretário.

 

A Secretaria desenvolveu ao longo do ano de 2022, ações para o fomento da produção de queijo artesanal em Guarapuava, por meio do Projeto de Queijos.

 

Dentre as ações foi realizada uma viagem técnica para levar os produtores para conhecer queijarias na região Sudoeste do Paraná, para que as histórias de sucesso dos produtores daquela região servissem como incentivo para que os produtores de Guarapuava invistam na transformação do leite em queijo agregando valor à agricultura familiar. Além disso, foram realizadas visitas técnicas nas propriedades dos interessados com o objetivo de orientá-los em relação às instalações mínimas da agroindústria de queijos conforme a legislação e também no auxílio em relação à elaboração da planta da construção.

 

Para o desenvolvimento dessas ações a Secretaria Municipal de Agricultura conta com uma equipe exclusiva composta por médica veterinária, nutricionista e engenheira civil, além de engenheiros agrônomos que dão suporte às Boas Práticas Agropecuárias, incluindo manejo de pastagem, nutrição animal e qualidade do leite. Portanto, os produtores rurais participantes do projeto são assistidos desde a fase inicial da produção do leite até a comercialização do queijo.

 

Com o intuito de aprimorar o conhecimento desses produtores a Secretaria realizou a inscrição de um grupo de produtores já atendidos em um curso disponibilizado pelo IDR-PR sobre a produção de queijos, no qual surgiu a ideia de se organizarem em uma Associação.

 

 

*SECOM Guarapuava

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: