Notícias

Apenas 33% das lavouras de soja estão em condições boas no PR

No Paraná, a colheita avançou dois pontos percentuais em relação à semana passada, totalizando 4% dos 5,6 milhões de hectares estimados

No Paraná, a colheita de soja avançou dois pontos percentuais em relação à semana passada, totalizando 4%

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (20) mais um Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária.

Documento é referente à semana de 14 a 20 de janeiro e é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral).

Dentre as culturas com informações disponibilizadas, destacamos a soja. Segundo o boletim, no Paraná, a colheita avançou dois pontos percentuais em relação à semana passada, totalizando 4% dos 5,6 milhões de hectares estimados.

 

Além disso, no campo, 67% da área a colher estão em condições medianas ou ruins, enquanto 33% são consideradas boas e podem atingir o potencial produtivo esperado.

 

Milho

 

No caso do milho, a colheita da primeira safra segue bastante lenta no Paraná, entretanto, tem previsão de acelerar a partir da primeira semana de fevereiro.

 

A segunda safra está sendo plantada e atingiu nesta semana 2% da área estimada de 2,56 milhões de hectares.

 

Conforme o documento a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 10,1% em 2021. Já os produtos à base de trigo pesquisados tiveram 8,4% de variação no preço, percentual muito próximo do registrado pelo item alimentação no domicílio, que ficou em 8,2%.

 

*** Com informações da Seab

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: