Notícias

Agrohackathon focará soluções na gestão de riscos

O Agrohackathon é voltado a estudantes universitários – de instituições públicas e privadas – e de colégios agrícolas de todo o país

 

 

Entre o fim de março e o início de abril, o Paraná terá mais uma edição do Agrohackathon, maratona tecnológica em que estudantes de diversas áreas se reúnem para propor soluções para problemas específicos. Com foco na gestão de riscos no setor agropecuário, o evento também vai contar com atividades complementares, como treinamento dos participantes e visitas técnicas a propriedades rurais do Estado.

 

 

A iniciativa é uma realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, do Centro de Cooperação e Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Agro Ciência Cooperativa. As inscrições começaram no dia 21 de março e seguem até 5 de abril.

 

 

O Agrohackathon é voltado a estudantes universitários – de instituições públicas e privadas – e de colégios agrícolas de todo o país. A participação é livre, sendo que as edições anteriores registraram mais adesões entre alunos das áreas de ciências agrárias, administração e de tecnologia. Os interessados podem fazer a pré-inscrição gratuitamente pelo site – agrohackathon.com.br.

 

 

“O evento é uma maratona tecnológica que tem por objetivo propor soluções a problemas práticos. Desta forma, promove a interação dos estudantes entre si e entre eles e o mercado”, explica Gilson Martins, coordenador do Agrohackathon e professor do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR. “Alguns alunos já estão organizados em grupos de estudos. Então, eles podem fazer a inscrição em conjunto ou individualmente”, acrescenta.

 

 

Etapas

 

 

A fase de treinamento ocorrerá em 31 de março e em 7 de abril, com apresentações ministradas por técnicos da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de palestras de representantes de empresas especializadas. No dia 8, acontece a etapa de imersão. Na região Oeste, a visita técnica será realizada no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Assis Chateaubriand; na região da capital, os alunos conhecerão propriedades na Lapa e em Campo do Tenente.

 

 

Nos dias 9 e 10 de abril, ocorre a maratona tecnológica, propriamente dita, com os estudantes se debruçando sobre um problema prático. A intenção é que alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, propondo ações práticas e inovadoras que possam resolver as questões apresentadas. “Nós estamos propondo uma abordagem do ciclo completo na área de gestão de riscos, de inovação e de tecnologia. Começamos pelo treinamento, passando pela imersão e terminando com essa interação entre os alunos”, explica Martins.

 

 

Apoio

 

 

O Agrohackathon já tem confirmado o apoio de C.Vale, Sicredi, G&Z e Sistema Ocepar, além do apoio institucional do Mapa, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Apre Florestas.

 

 

***SISTEMA FAEP/SENAR-PR

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: