Notícias

Paraná pode produzir 592 mil toneladas na segunda safra de feijão

A produtividade esperada é de 1.993 kg/ha. Houve redução de 12% na área plantada em relação à safra do ano passado

feijão2

Foto: Ilustrativa

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (11) o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Dados do documento apontam que a  segunda safra de feijão ocupa uma área de 297 mil hectares e a estimativa de produção é de 592 mil toneladas, com uma produtividade esperada de 1.993 kg/ha. 

 

“Essa previsão representa uma redução de 12% na área plantada, porém, um aumento de 5,5% na produção em comparação com a safra do ano passado”, destaca a Seab.

 

No ano de 2022, a segunda safra de feijão no Paraná sofreu uma redução de 17% em relação à sua estimativa inicial devido às condições climáticas adversas. Até o momento as condições têm favorecido as lavouras de feijão. Conforme a Secretaria, a colheita começou na última quinzena e já atingiu cerca de 8% da área plantada. Além disso, o feijão colhido no início desta safra é considerado de boa qualidade.   

 

No que se refere à comercialização, os preços recebidos pelos produtores têm apresentado queda nas últimas semanas. A média registrada no período de 1º  a 5 de maio foi de R$ 335,00 por saca de 60 kg para o feijão tipo cores, representando uma redução de 4,4% em relação à última semana, e R$ 232,00 por saca de 60 kg para o feijão tipo preto, com redução de 6,5% em relação ao período anterior considerado.

 

 

*Com informações da Seab

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: