Notícias

Em Irati, Sicredi Centro-Sul promove evento sobre cenário econômico

O palestrante e especialista em investimentos do Sicredi, Felipe Campos mostrou como o momento econômico impacta nos investimentos de todos os setores

Foto: Redação

 

Associados e convidados do Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ participaram na noite de segunda-feira (22) do InvestTalks, um evento que abordou o cenário econômico global e nacional e o impacto nas decisões de investimentos. 

 

Reunindo cerca de 500 pessoas, o evento teve como palestrante o consultor e especialista em investimentos do Sicredi, Felipe Campos Iturriet Albaini. A mesma ação já ocorreu em 2022 no Rio de Janeiro e esta é a primeira vez que a região recebe a palestra. Além de Irati, o evento vai ocorrer ainda em União da Vitória, Prudentópolis e Telêmaco Borba. 

 

Ao AgroRegional Irati, Felipe Campos comentou que o cenário econômico hoje apresenta muitas incertezas em função do juros altos, da inflação descontrolada nas principais economias e com as commodities caindo. “Quando a gente olha para o cenário local em termos de oportunidades, o que a gente quer passar de mensagem é que o investidor fique atento nessa relação que existe entre o risco de investir, onde todos os investimentos têm um tipo de risco e o retorno. Hoje nos parece que a balança está pendendo mais para a renda fixa, como relação desse retorno”, afirmou o especialista do Sicredi.

 

Durante o evento, Felipe também abordou a temática do agro, relevante setor da economia brasileira, e destacou que os produtores podem investir em renda fixa, fatiando a produção, para não ficarem expostos à variação das commodities. “Quando a gente fala de investimento, estamos chamando muito a atenção para o custo de oportunidade, ou seja, a gente observa muitos produtores que acabaram segurando sua produção ou venderam esperando aquele viés de ancoragem, aquele preço de seis meses atrás voltar, que não é a expectativa que o cenário econômico desenha, a gente observa muitas commodities em cenário de queda”. 

 

Apesar das incertezas, o consultor vê com certo otimismo o segundo semestre de 2023, vendo a possibilidade do início da redução da taxa Selic, aprovação de medidas  importantes no Congresso e o avanço do arcabouço fiscal.

 

Foto: Redação

 

AVALIAÇÃO

 

Para o gerente do Sicredi de Irati, Emerson de Lara, o evento teve um saldo muito positivo, com presença dos associados do município e de agências de cidades vizinhas. “Veio muito de encontro ao momento, ao cenário que estamos vivendo. Transição recente de governo e trazendo para esse público participante as perspectivas, estimativas de mercado e nosso especialista com muita propriedade”, apontou Emerson. 

 

A gerente Francislene Kruppa também destacou a importância do InvestTalks para que o associado tenha acesso a informações antes de investir e o ajude a tomar a melhor decisão. “No evento tivemos um panorama geral da situação econômica e os impactos nos investimentos, mas nossas equipes das agências também estão preparadas para ajudar os associados a escolher a melhor opção”.

 

Foto: Redação

 

Conforme o diretor de negócios do Sicredi Centro-Sul, Ataides Luis Marconatto, o Sicredi percebeu que o momento econômico do Brasil e de forma mundial é de muita incerteza e que há muitas perguntas sobre o momento. “Os nossos associados estão nessa mesma esteira e olhando para isso, o Sicredi entendeu que é o momento de realizar um evento com eles, sobre algumas dúvidas que pairam, seja no segmento que for. Esse é o objetivo do cooperativismo. Não apenas oferecer soluções financeiras, mas no momento em que o associado precisa de outros serviços, informações, o Sicredi está à disposição para apresentar isso, trazer isso ao associado para ele tomar as melhores decisões”, afirmou.  

 

*Daiara Souza

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: