Produtor paranaense recebeu R$ 2,47 por litro de leite posto na indústria em maio

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (6) o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Um dos destaques é o preço do leite. Conforme o relatório, em maio, o preço pago ao produtor paranaense por litro de leite posto na indústria atingiu R$ 2,47 em média, um aumento de 3,4% em relação ao mês anterior. 

Além das costumeiras altas ocasionadas pelo período de entressafra, as ações do governo para desestimular importação de lácteos do Mercosul no estado e a perda de produção gaúcha também podem contribuir para que os preços se mantenham em patamares mais elevados nos meses seguintes.

Ainda no mês de maio, segundo dados do Deral, o preço da saca de milho apresentou leve queda no atacado, em comparação com abril. Assim, a relação de troca litro de leite/saca de milho saiu de 24,01/1 em abril para 23,1/1 no último mês, trazendo certo alívio ao produtor. Por outro lado, o produto ainda apresenta uma defasagem de 15,24% em comparação ao mesmo mês de 2023. 

*Seab e Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *