Começou a colheita da segunda safra de milho 2023/24 no Paraná

O boletim desta semana da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) traz como um dos destaques o início da colheita da segunda safra de milho. De acordo com o relatório, elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), como o plantio aconteceu precocemente em boa parte do Estado, a tendência é que o Paraná tenha um dos maiores volumes já colhidos no mês de maio da história, caso o clima seja favorável. Tradicionalmente a colheita tem sua concentração nos meses de junho e julho. 

Até esta semana foram colhidos pouco mais de 4,4 mil hectares dos 2,4 milhões plantados no Estado. A colheita começou pela região de Campo Mourão, Francisco Beltrão e Irati. A má notícias é que no campo as condições de lavoura continuam piorando,  com 57% da área a colher em condição boa, 29% em condição mediana e 15% em condição ruim. 

Já em relação às fases de desenvolvimento, 16% está em maturação, 70% em frutificação, 13% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo. Segundo a Seab, com este cenário é possível apontar que aproximadamente 80% da área está suscetível a ser impactada por situações climáticas adversas, como estiagem ou uma geada precoce.

*Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *