Temperatura e chuva acima da média predominaram no Paraná em abril

O Paraná teve chuva acima da média histórica no mês de abril na maior parte de seu território. A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Apenas em alguns municípios do noroeste e dos Campos Gerais choveu abaixo da média climatológica (Altônia e Jaguariaíva, por exemplo). 

De acordo com o órgão, houve vários períodos com forte instabilidade, em função da presença de sistemas de baixas pressões ou avanço de sistemas frontais. No leste paranaense, entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e praias, a anomalia de chuva superou os 100 mm em algumas cidades (Antonina, Guaraqueçaba e Lapa).

Em relação às temperaturas médias, o Simepar destaca que ficaram acima dos valores históricos ao longo do mês, muito em função da atuação de massas de ar seco e quente. A atuação de bloqueios atmosféricos favoreceram esta situação. 

Na maior parte das regiões paranaenses esta anomalia foi superior a 1°C. Entre os dias 17 e 20 houve atuação de um ar mais frio. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com 2,9°C, no dia 19. O maior valor de temperatura registrado foi de 38,3°C no dia três de abril, em Loanda.

*Redação com informações do Simepar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *