Temporais isolados atingem Região Sul nesta quinta (28) e sexta-feira (29)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, entre esta quinta-feira (28) e no decorrer da sexta-feira (29), o aumento da umidade ao longo da atmosfera e a passagem de um cavado (área alongada de baixa pressão), em médios níveis, irá favorecer a formação de áreas de instabilidade de rápido deslocamento sobre pontos do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Este padrão meteorológico irá provocar a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, que podem ser localmente fortes, queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 km/h em algumas áreas desses dois estados da Região Sul.

De forma localizada, os acumulados de chuva mais significativos ocorrerão entre a metade norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Em alguns pontos do Paraná, não se descarta a possibilidade de chuva localmente forte, devido ao calor e ao aumento de umidade

Calor

De acordo com o Inmet, após a passagem das áreas de instabilidade, as temperaturas vão subir e o tempo seco e quente irá predominar durante o sábado (30), podendo registrar temperaturas máximas acima dos 35°C em parte da Região Sul.

Já no domingo, uma frente fria vai avançar pelo oceano e trazer, novamente, um aumento de umidade e alguma instabilidade com chuvas isoladas e leve diminuição de temperaturas sobre o sul e oeste do Rio Grande do Sul. Também neste dia, áreas do oeste de Santa Catarina e do Parará podem registrar pancadas de chuva e trovodas, especialmente no fim do dia.

*INMET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *