Centro-Sul do Paraná teve chuva acima da média em fevereiro

O mês de fevereiro apresentou anomalias de chuva bastante variáveis no Paraná. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). De modo geral, choveu acima da média no Centro-Sul e no Leste paranaense, entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o litoral. Em Palmas, por exemplo, choveu cerca de 200 mm.

Em Guaratuba e Paranaguá foram mais de 300 mm. Já no Oeste do estado o déficit de precipitação foi mais expressivo. Em Foz do Iguaçu e Cascavel choveu bem abaixo das médias históricas. 

Conforme o Simepar, ao longo do mês ocorreram chuvas em vários dias, mas na sua maioria de forma localizada, situação típica da estação do verão. Tempestades ocorreram em Curitiba (03/02) e alagamentos foram registrados em Londrina (20/02) e Guarapuava (25/02). A frente fria mais organizada deslocou-se pelo estado no dia 27 de fevereiro.

As temperaturas médias ficaram acima dos valores históricos em boa parte do interior paranaense. Na maioria das cidades esta anomalia variou entre 1 e 2°C acima das médias históricas. 

No Oeste do estado, os valores da tarde (máximas) apresentaram anomalias positivas acima dos 2°C. A menor temperatura do mês ocorreu em Palmas, com 13,1°C (15/02). Em Antonina as temperaturas alcançaram os 41,3°C no dia 13/02.

*Redação/Simepar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *